DCEFD - Relatórios
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Recent Submissions
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Inês de CastroPublication . Ferraz, Tomás Marques VilaNo decorrer deste ano letivo, tive a possibilidade de conseguir integrar a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo este, como objetivo a formação de novos professores de educação física. Na Prática de Ensino Supervisionada existem vários estudantes estagiários sendo estes acompanhados por um orientador cooperante e um supervisor ligado à Universidade da Maia. Esta unidade curricular decorre durante todo o ano letivo escolar e os alunos têm de colocar em prática os conhecimentos que foram adquirindo no primeiro ano do mestrado. Ao longo do ano letivo, realizei os diversos planeamentos (aula, semestrais e anuais). O planeamento anual e, consequentemente, o planeamento semestral vão de encontro com as aprendizagens essenciais do ano de escolaridade em que estive a lecionar. Através das diversas modalidades que lecionei, consegui implementar nas turmas onde estava inserido diversos modelos de ensino centrados no aluno (modelo de educação desportiva, modelo de aprendizagem cooperativa e teaching games for understanding), contudo, numa fase inicial, recorri ao modelo de instrução direta de modo a obter um maior controlo da turma naquela que seria a minha primeira abordagem como estudante estagiário.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Colégio Novo da MaiaPublication . Rocha, Tiago Filipe SousaO presente documento corresponde ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular estruturante do 2.º ano do 2.º ciclo de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade da Maia. Esta experiência decorreu no Colégio Novo da Maia, sob a supervisão do Professor Supervisor da UMAIA, e do Professor Orientador Cooperante, um professor de Educação Física da Escola Cooperante. O autor, estudante-estagiário, conduziu a sua prática pedagógica em turmas do 2.º ciclo (5.º ano) e do ensino secundário (10.º ano). Para a realização deste relatório, foram seguidas as normas lavradas no Documento Orientador da Prática de Ensino Supervisionada da Universidade da Maia, do ano letivo 2022/2023.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Eça de QueirósPublication . Marques, Sérgio Paulo GraçaA Prática de Ensino Supervisionada nos Ensinos Básico e Secundário é, sem dúvida, uma fase bastante importante na formação de futuros docentes. Durante este ano letivo tive o privilégio de implementar, em contexto real, os conhecimentos que fui adquirindo durante a formação obtida na Universidade da Maia. Este processo é fundamental para o professor em início de carreira, uma vez que permite que o Estudante Estagiário desenvolva a sua identidade profissional tendo sempre o suporte e orientação do Orientador Cooperante. A Prática de Ensino Supervisionada decorre durante o segundo ano de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no agrupamento de Escolas Dona Maria IIPublication . Soares, Rui Miguel OliveiraNo âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Maia, surge este documento que relata uma etapa marcante no processo de formação dos estudantes estagiários. Através do trabalho colaborativo de todo o núcleo, que é constituído por três estudante estagiários, um Orientador Cooperante e uma Supervisora, foi-me possível desenvolver novas competências, criando assim a minha própria identidade profissional. Neste documento, são relatadas todas as vivências experienciadas por nós, em contexto de prática de ensino supervisionada no agrupamento de Escolas Dona Maria II, no ano letivo 2022/2023. Aqui é relatado todo o desenvolvimento pessoal e profissional, a busca pela inovação e pelo conhecimento, as dificuldades sentidas e as aprendizagens aprendidas neste processo de prática supervisionada.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Agrupamento de Escolas D. Maria IIPublication . Ferreira, Rui Diogo FariaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Maia. A Prática de Ensino Simulada é uma etapa crucial para moldar a Profissionalidade Docente do Estudante Estagiário e construir não só a identidade profissional, como também a pessoal. Tem como objetivo principal a integração progressiva e orientada do Estudante Estagiário, num contexto real do ambiente escolar. Durante esta experiência integrei o Núcleo da Prática do Agrupamento de Escolas D. Maria II, constituído por mais dois colegas, um Orientador Cooperante e uma Supervisora que, através de um trabalho constante e colaborativo, nos ajudaram a desenvolver novas competências e a evoluir profissionalmente. Este documento é o relato de uma evolução guiada por um planeamento e a sua aplicação através de metodologias e modelos de ensino, aplicados ao longo do ano letivo 2022/2023.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Inês de CastroPublication . Santiago, Pedro Miguel dos Santos MoreiraO presente documento consiste no relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserido no segundo ano do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Maia, realizado na Escola Secundária Inês de Castro. O núcleo da PES é composto por dois estudantes estagiários, as professoras cooperantes (OC) e o professor supervisor (SV). O principal objetivo deste documento é retratar os acontecimentos que marcaram o percurso do estudante estagiário (EE), as dificuldades encontradas, e a forma como foram ultrapassadas.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na escola D. Sancho IPublication . Coutinho, Pedro Miguel da SilvaO presente relatório tem como objetivo descrever todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do Mestrado Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, realizada na escola D. Sancho I. Toda a estrutura deste documento, baseia-se nas linhas orientadoras que preceituam a prática de ensino supervisionada, expondo pormenorizadamente todo o processo realizado ao longo do ano letivo 2022/2023. A prática de ensino supervisionada proporciona a oportunidade de colocar em prática, todos os conceitos teóricos e metodológicos aprendidos ao longo da licenciatura e primeiro ano de mestrado, potenciando a sua aplicação em contexto real através do desenvolvimento e experimentação de métodos e estratégias de ensino. Neste processo, foi possível desenvolver a minha própria identidade profissional, ao concentrar-me na consolidação de competências pessoais e profissionais que foram desenvolvidas em prol do sucesso e melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Básica de MatosinhosPublication . Pinheiro, Pedro Filipe Sardinha FerreiraO Relatório final foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Maia. Este foi realizado durante o ano letivo 2022/2023, numa escola publica que inclui turmas do ensino básico e secundário do 7º ao 12º ano de escolaridade. No decurso deste trajeto, lecionei diferentes matérias em vários níveis de ensino, que incluíram, 12º I durante todo o ano letivo, 11º ao longo de algumas unidades didáticas e 6º onde lecionei a unidade didática de Andebol, ainda orientei duas aulas ao primeiro ciclo do ensino básico numa outra escola. Todo este procedimento, de vivenciar a docência com alunos de diversas idades, engrandeceu a experiência. A Prática de Ensino Supervisionada teve como grande objetivo a obtenção de capacidades essenciais para a execução das tarefas de um professor de Educação Física, numa circunstância de atuação concreta, empregando métodos sustentados em conceitos assimilados durante a licenciatura e o primeiro ano de mestrado.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Colégio Novo da MaiaPublication . Martins, Miguel André PiresNo âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade da Maia, foi elaborado o presente relatório que serve de análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, produzida no estabelecimento de ensino Colégio Novo da Maia, no ano letivo 2022/2023. Este relatório tem como fundamento realizar um enquadramento e a subsequente análise no decorrer de três etapas. Inicialmente, apresento a minha biografia, juntamente com as expetativas inicias relacionadas com a Prática de Ensino Supervisionada. Nesse seguimento, abordam-se temas como o enquadramento institucional, a caracterização da escola onde foi desenvolvida a prática pedagógica e os restantes estudantes estagiários, referindo a importância dos mesmos no desenrolar desta etapa. Posteriormente, manifesta-se a importância do enquadramento teórico da prática profissional, onde está inerente a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, as relações do estudante-estagiário com a comunidade escolar e o desenvolvimento profissional individual.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na escola cooperante Colégio RibadouroPublication . Baptista, Marta Francisca Castro MarquesO presente documento, Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que teve lugar no Colégio Ribadouro no decorrer do ano letivo de 2022/2023, sob supervisão da professora Supervisora Patrícia Maria Silva Gomes e pela professora Orientadora Cooperante Maria João Freitas. com o objetivo de concluir o grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Maia. Este documento encontra-se subdividido em 8 capítulos, sendo eles: Introdução; Enquadramento Pessoal e Profissional; Enquadramento Institucional; Prática Profissional: do plano da análise ao da intervenção; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional; Reflexões Finais e Referências Bibliográficas. Nestes capítulos é feita uma análise e reflexão meticulosa referente ao meu percurso ao longo deste ano letivo na qual tive a oportunidade de experienciar todos os anos de escolaridade e trabalhar diretamente com o Ensino Básico - 3º ciclo e o Ensino Secundário.
