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- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no agrupamento de Escolas Dona Maria IIPublication . Soares, Rui Miguel OliveiraNo âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Maia, surge este documento que relata uma etapa marcante no processo de formação dos estudantes estagiários. Através do trabalho colaborativo de todo o núcleo, que é constituído por três estudante estagiários, um Orientador Cooperante e uma Supervisora, foi-me possível desenvolver novas competências, criando assim a minha própria identidade profissional. Neste documento, são relatadas todas as vivências experienciadas por nós, em contexto de prática de ensino supervisionada no agrupamento de Escolas Dona Maria II, no ano letivo 2022/2023. Aqui é relatado todo o desenvolvimento pessoal e profissional, a busca pela inovação e pelo conhecimento, as dificuldades sentidas e as aprendizagens aprendidas neste processo de prática supervisionada.
- Aprendizagem Socioemocional em Contexto Educativo: Estudo de Eficácia de um Programa de IntervençãoPublication . Pala, Isabel Campos Soares de VasconcelosA literatura tem demonstrado nas últimas décadas resultados positivos na promoção de competências socioemocionais de crianças e jovens em contexto educativo através de programas de aprendizagem socioemocional (ASE) na medida em que estes potenciam essas mesmas competências, reduzem problemas de comportamento e melhoram o ambiente escolar. Nesta investigação analisou-se a eficácia de um programa ASE, de caráter universal, o SER+, ao nível da qualidade das relações entre pares, do ajustamento psicológico e clima de sala de aula. Este estudo quantitativo, multi-informante e quase-experimental contemplou dois momentos de avaliação (pré e pós-teste). Participaram 194 discentes do 6º ano de escolaridade (Midade = 10.96, DP = 0.50): 154 do grupo experimental e 40 do grupo de controlo, respetivos encarregados de educação (n = 194) e 41 docentes: 29 do grupo experimental e 12 do grupo de controlo. Os instrumentos utilizados foram Classroom Peer Context Questionnaire para os discentes, o Strengths and Difficulties Questionnaire para os encarregados de educação e o My Class Inventory - Short Form para os docentes. Foram ainda recolhidos dados sociodemográficos através de um questionário.
