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Repositório Científico da UMAIA

Institution's Scientific Repository

 

The purpose of the Repositório Científico da UMAIA (Universidade da Maia) is to collect, store, manage, preserve and promote the scientific production of UMAIA's academic community and allow free access to the full text whenever possible.
Its creation is part of the movement for Open Access to Scientific Literature.

The Scientific Repository is organized in Communities and Collections. Communities are Departments and Research Organizational Units. Collections aggregates scientific and intellectual production of each community and are organized by types of documents - articles, theses and dissertations, reports, posters, etc...

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Recent Submissions

Utilization of Blockchain in Reputation Management for E-Commerce - Architecture Proposal
Publication . Fernandes, Lucas França
No cenário atual do comércio eletrônico, a gestão da reputação desempenha um papel crucial na construção da confiança entre os usuários envolvidos em transações online. Contudo, os modelos tradicionais de reputação enfrentam desafios significativos, incluindo centralização de dados e vulnerabilidades a manipulações. Os modelos convencionais de reputação dependem fortemente de plataformas centralizadas, enfrentando desafios como falta de transparência, manipulação de avaliações e dependência de terceiros confiáveis. Essas limitações comprometem a eficácia e a segurança das transações online. Na busca por soluções inovadoras, pesquisas anteriores exploraram a tecnologia blockchain como uma alternativa para melhorar a gestão de reputação. No entanto, ainda há espaço para avançar no desenvolvimento de soluções práticas e eficientes, especialmente integrando a tecnologia blockchain em ambientes específicos, como o comércio eletrônico.
Every@ne are better than me (Todo(a)s são melhores do que eu)
Publication . Ferreira, Liliana
Atualmente, somos expostos a imagens cada vez mais estética e artificialmente belas nas redes sociais, como se seguissem um “padrão de beleza” e consequentemente uma lista de regras para alcançar um maior número de likes. Mas será que esse mesmo “padrão de beleza” é possível de ser alcançado ou só está a trazer impactos negativos para a sociedade jovem? Nesse sentido, o presente relatório analisa e descreve os vários processos que constituem o processo de produção do documentário intitulado de “Every@ne are better than me”, que discute justamente o impacto da pressão social nos termos da beleza, presente nos meios virtuais, como as redes sociais.
REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA ÁREA DA COSMÉTICA
Publication . Sena, Thaynanda
A aplicabilidade da realidade aumentada (RA) no setor cosmético representa uma revolução no modo como os consumidores interagem com as marcas e adquirem produtos, alterando os seus padrões de consumo. Este trabalho visa investigar a utilidade de uma ferramenta de realidade aumentada que simula a aplicação de maquilhagem em tempo real, na influência da decisão de compra de um produto. A fundamentação teórica centra-se no conceito de RA, abordando também perspetivas preliminares sobre o setor cosmético e a aplicação de tecnologias interativas nesta área. O trabalho pretende dar resposta à questão de investigação “Como uma aplicação de realidade aumentada que simula em tempo real a aplicação de maquiagem, seria útil ou não na decisão final do consumidor para realizar a compra?”
Competências para a gestão da diversidade cultural em equipas de operários da construção civil
Publication . Pereira, Luis Filipe da Costa Maia
A interculturalidade das equipas de operários da construção civil, em Portugal, onde a elevada escassez de mão-de-obra qualificada conduziu à contratação de trabalhadores imigrantes, obriga a uma gestão intercultural das mesmas. Para uma gestão intercultural eficaz, é essencial que as chefias possuam um conjunto de competências-chave. Este estudo teve como objetivo identificar as competências que as chefias devem deter para uma gestão eficaz de equipas multiculturais de operários da construção civil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a onze chefes de equipa de operários de uma empresa do setor. Os resultados confirmaram as sete competências que os líderes devem deter para gerir a diversidade de forma eficaz, nomeadamente: Autoconsciência, Valorização da dimensão cultural, Empatia e participação, Respeito e tolerância, Comunicação, Conhecimento multicultural e Liderança. Com base neste estudo, poderão ser concebidos programas de acolhimento e formação, com vista ao desenvolvimento de competências das chefias para a gestão intercultural das equipas.
Psicologia Positiva nas Vendas: Intervenção no Capital Psicológico
Publication . Osório, Diogo Fernando Pinto
O avanço da investigação sobre o impacto do Capital Psicológico nas vendas é importante, dada a necessidade de uma abordagem positiva abrangente para impulsionar o desempenho das vendas e compensar o elevado custo da rotatividade dos vendedores. O presente trabalho de investigação teve como objetivo implementar e avaliar uma intervenção que desenvolva o capital psicológico para melhorar o desempenho do sector das vendas. A investigação consistiu num estudo longitudinal de métodos mistos e de um estudo de caso de uma empresa de vendas do setor automóvel. Foram recolhidos dados quantitativos (Questionário do PsyCap) e dados qualitativos (Focus Group). Os resultados quantitativos demostraram que não existiram melhorias estatisticamente significativas, porém percebeu-se um ligeiro aumento nas dimensões da Autoeficácia e da Resiliência e uma diminuição ligeira na Esperança e no Otimismo, isto quer no grupo experimental bem como no de controlo.