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DCSC - Dissertações de Mestrado

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  • Análise Bibliométrica sobre Diagnósticos Adaptativos Computadorizados e a Perturbação Depressiva Major
    Publication . Leitão, Joana Manuela Teixeira
    Os métodos de diagnósticos tradicionais da perturbação depressiva major, que incluem entrevistas clínicas e questionários apresentam várias limitações relacionadas com o tempo da sua aplicabilidade, bem como inconsistências na interpretação dos resultados entre clínicos. Recentemente, sistemas de diagnóstico adaptativo computorizados foram introduzidos nas ciências sociais, nomeadamente como uma ferramenta de auxílio à avaliação e diagnóstico. Estes sistemas utilizam algoritmos para personalizar a avaliação de acordo com as respostas do paciente, permitindo assim um diagnóstico mais rápido e preciso. Assim, considerando o impacto significativo desta condição, este estudo explora, através de uma análise bibliométrica, artigos científicos publicados entre 1980 e 2024 sobre sistemas de diagnóstico adaptativo computorizado e a sua aplicação e eficácia na avaliação e diagnóstico da perturbação depressiva major. Este estudo tem como intuito mapear este domínio de investigação emergente, através da exploração de vários indicadores bibliométricos.
  • Evolução da Pesquisa sobre Saúde Mental e Estigma Internalizado - Uma Análise Bibliométrica
    Publication . Capontes, Jessica Carolina Faria
    Este estudo teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre a relação entre saúde mental e o estigma internalizado, na qual se explorou a sua evolução temporal; autores, revistas científicas e afiliações mais relevantes; o impacto dos países nessa produção; os artigos mais citados a nível global e as principais temáticas. Utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science, foram selecionados 1564 artigos, publicados entre o ano de 1994 e o ano de 2024. A análise foi realizada por meio do software Bibliometrix. Os resultados indicam um aumento significativo na produção científica sobre os temas nos últimos doze anos, sendo os países mais produtivos os Estados Unidos da América e a China. De entre os autores mais relevantes, destaca-se Corrigan, P.W. e das revistas científicas que lideram a produção sobre os temas, destacamos a International Journal of Environmental Research NA e a Psychiatric Research. A instituição que mais se destaca é a University of London. O autor mais citado globalmente é Meyer,L, e, por fim, destacamos como principais tópicos de investigação, o estigma na doença mental, o mindfulness, o estigma internalizado, a esquizofrenia, o stress minoritário, e o uso de substâncias.
  • Crianças e jovens com estatuto de refugiado/a nas escolas em Portugal: Práticas de inclusão de psicólogos/as escolares
    Publication . Barbosa, Mónica Elisabete Araújo
    Nas últimas décadas, a educação inclusiva tem se assumido como uma prioridade nos sistemas educativos a nível mundial, reconhecida como um direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade. A construção de uma escola inclusiva é um desafio dos/as psicólogos/as escolares, especialmente, nas suas práticas com comunidades mais vulneráveis à marginalização ou exclusão, como crianças e jovens refugiados/as. Diante disso, torna-se essencial compreender as práticas e experiências dos/as psicólogos/as escolares na inclusão destas crianças e jovens na comunidade. Neste sentido, o presente estudo teve como principal objetivo explorar as práticas e experiências dos/as psicólogos/as que exercem funções no contexto escolar no processo de inclusão de crianças e jovens refugiados/as ou requerentes de asilo. O estudo assumiu uma natureza qualitativa. Participaram no estudo três psicólogos/as escolares a exercer funções em escolas públicas em Portugal e com experiência profissional com crianças e jovens refugiados/as.
  • O papel das competências de autorregulação na minimização dos níveis de stress académico e ansiedade em alunos do 3º ciclo do ensino básico
    Publication . Moura, Marisa Oliveira
    O processo de ensino- aprendizagem é um processo complexo que põe o/a aluno/a constantemente à prova. Através do uso das competências de autorregulação, o/a aluno/a torna-se mais capaz de enfrentar as adversidades que surgem no ambiente escolar. Este ambiente muitas vezes exige por parte de quem o vive uma modificação do seu comportamento de forma a se adaptar ou não. Surgem, por conta desse processo de adaptação, situações externas ao indivíduo que culminam em sintomas de ansiedade ou stress. É recorrendo às suas competências de autorregulação que o indivíduo ultrapassa essas adversidades, conseguindo com estas modificar a forma como olha para a situação minimizando os efeitos negativos que dela advém. Este estudo tem como objetivo principal analisar o papel das competências de autorregulação na minimização dos níveis de stress académico e ansiedade de alunos do 3º ciclo ensino básico (CEB). De forma a atingir os objetivos foram aplicados a Escala de Stresse Académico (EEA), a Escala de Ansiedade Geral (GAD-7) e a Escala de Autocontrolo e Autorregulação (EAA) a uma amostra de 219 jovens, com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, do 3º CEB. Os resultados apontam no sentido de as competências de autorregulação predizerem baixos níveis de stress e que há diferenças no género quando analisamos a ansiedade.
  • Aprendizagem Socioemocional em Contexto Educativo: Estudo de Eficácia de um Programa de Intervenção
    Publication . Pala, Isabel Campos Soares de Vasconcelos
    A literatura tem demonstrado nas últimas décadas resultados positivos na promoção de competências socioemocionais de crianças e jovens em contexto educativo através de programas de aprendizagem socioemocional (ASE) na medida em que estes potenciam essas mesmas competências, reduzem problemas de comportamento e melhoram o ambiente escolar. Nesta investigação analisou-se a eficácia de um programa ASE, de caráter universal, o SER+, ao nível da qualidade das relações entre pares, do ajustamento psicológico e clima de sala de aula. Este estudo quantitativo, multi-informante e quase-experimental contemplou dois momentos de avaliação (pré e pós-teste). Participaram 194 discentes do 6º ano de escolaridade (Midade = 10.96, DP = 0.50): 154 do grupo experimental e 40 do grupo de controlo, respetivos encarregados de educação (n = 194) e 41 docentes: 29 do grupo experimental e 12 do grupo de controlo. Os instrumentos utilizados foram Classroom Peer Context Questionnaire para os discentes, o Strengths and Difficulties Questionnaire para os encarregados de educação e o My Class Inventory - Short Form para os docentes. Foram ainda recolhidos dados sociodemográficos através de um questionário.
  • Promoção de Competências Socioemocionais em Crianças do Primeiro Ciclo de Escolaridade: Um Estudo de Caso
    Publication . Almeida, Inês Moreira de
    O desenvolvimento de competências emocionais, tem vindo a ser considerado uma importante aquisição para a saúde e bem-estar e para a adaptação social e escolar. A promoção deste tipo de competências traz benefícios para a promoção da saúde e do bem-estar das crianças. Neste estudo de caso, pretendeu-se compreender a influência que a participação num programa socioemocional tem nas competências socioemocionais nas crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. A amostra total foi composta por 6 crianças, os respetivos pais e três psicólogas que acompanhavam anteriormente as crianças. Os resultados do estudo revelam que a implementação do programa "Emocionário" contribuiu para melhorias no desenvolvimento socioemocional das crianças envolvidas, alinhando-se com a literatura que ressalta a importância de intervenções voltadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na infância. Competências como empatia, regulação emocional e interações sociais positivas são essenciais para o bem-estar emocional e social das crianças, e o programa mostrou ter um impacto positivo nesses aspetos. Revelam também, a necessidade de um acompanhamento contínuo e mais focado nas áreas de maior dificuldade, como a gestão da frustração e a expressão emocional.
  • Atitudes de professores/as face à inclusão: papel de variáveis sociodemográficas, da autoeficácia percebida e da empatia
    Publication . Pinheiro, Filipa Marques
    A educação é vista como um direito para todos os indivíduos, por isso é importante que todos os países adotem políticas e práticas que facilitem a construção de escolas mais inclusivas (Cruz et al., 2023). Os/As professores/as assumem-se como agentes fundamentais na implementação de uma escola inclusiva (Walton & Rusznyak, 2020) e, por isso, é importante que estejam conscientes dos desafios que a inclusão implica na comunidade educativa (Rodrigues, 2020). As atitudes dos/as professores/as relativamente à educação inclusiva influenciam as suas práticas pedagógicas (Ewing et al., 2017), pelo que o estudo dos fatores que influenciam as atitudes tem sido alvo de investigação a nível nacional e internacional. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo principal analisar as atitudes de professores/as face à inclusão, bem como o papel de variáveis sociodemográficas e profissionais, da autoeficácia percebida e da empatia.
  • Quais os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia? Das conceções dos/as professores/as às práticas pedagógicas
    Publication . Pereira, Bárbara Lopes
    As dificuldades na aprendizagem da leitura, nomeadamente a dislexia, apresenta uma elevada prevalência em contexto escolar e constitui um dos principais motivos de retenção nos primeiros anos de escolaridade. Por esse motivo, a identificação atempada destas dificuldades é essencial, assumindo os/as professores/as um papel fundamental na aquisição da leitura por parte dos/as alunos/as (Nascimento et al., 2018). É neste âmbito que se enquadra o presente estudo, o qual tem como objetivo geral analisar os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia e sobre práticas pedagógicas com alunos/as com dislexia. Participaram no estudo seis professoras (três professoras do 1.º ciclo do ensino básico e três professoras de educação especial). Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com recurso à análise temática.
  • O papel da regulação emocional e envolvimento no trabalho para a melhoria do bem-estar em contexto educativo
    Publication . Teixeira, Andreia Filipa Brandão
    A investigação tem evidenciado o papel crucial que os/as docentes têm no bom funcionamento e, consequente, sucesso do sistema educativo (Dreer & Gouasé, 2021). Não obstante o reconhecimento da importância do bem-estar de outros/as profissionais do contexto educativo, que não docentes, para o sucesso educativo e qualidade dos contextos escolares, parecem existir poucos estudos focados nestes elementos (Cann et al., 2022). Deste modo, o presente estudo teve como principais objetivos: (i) descrever e comparar os níveis de bem-estar emocional, psicológico e social de agentes educativos/as a desempenhar funções em escolas; (ii) analisar as relações entre os níveis de bem-estar e (a) as características sociodemográficas; (b) as estratégias de regulação emocional e, (c) envolvimento no trabalho; (iii) explorar preditores dos níveis de bem estar, nomeadamente ao nível das características sociodemográficas dos/as agentes educativos/as, das suas estratégias de regulação emocional e do seu envolvimento no trabalho.
  • Fluência de leitura no 5.º ano de escolaridade: caracterização e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção
    Publication . Amorim, Ana Rita da Cunha Pinho Noites
    As dificuldades na aprendizagem da leitura afetam significativamente o desempenho académico dos alunos, daí a sua identificação e intervenção atempadas serem essenciais. Estas dificuldades podem persistir ou emergir em anos mais avançados, destacando a necessidade de intervenções específicas para alunos mais velhos. Neste enquadramento foram organizados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivos identificar alunos do 5.º ano de escolaridade em risco ou com dificuldades na leitura, bem como caracterizar o perfil de desempenho na leitura de alunos do 5.º ano identificados em risco ou com dificuldades na leitura. Participaram no estudo 67 alunos do 5.º ano sujeitos anteriormente a um rastreio universal. Recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Teste de Leitura de Palavras – TLP (Viana et al., 2014) e ao Teste de Avaliação da Fluência – TAF (Rodrigues et al., 2022). Os resultados revelaram um perfil de desempenho na leitura heterogéneo.