DCSC - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DCSC - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 566
Results Per Page
Sort Options
- ABC da sexualidade - Avaliação da eficácia de um programa de educação sexualPublication . Magalhães, Susana FilipaA sexualidade é um aspeto central do ser humano. A educação sexual permite a vivência da sexualidade de forma mais plena. Os programas de educação sexual devem ser formais e estruturados, de forma a fornecer informação e prevenir comportamentos.
- A abordagem de redes na perturbação depressiva major:estudo exploratório em psicoterapia naturalistaPublication . Andrade Santos, Cláudia RaquelA perturbação depressiva major é uma doença com uma elevada prevalência e que causa um impacto substancial na sociedade. Continuam a existir processos associados à manutenção dos sintomas depressivos que se encontram ainda desconhecidos. Assim, o presente estudo utiliza a abordagem de redes para uma melhor compreensão da dinâmica e da evolução entre os sintomas no decorrer de um processo terapêutico em psicoterapia naturalista. Foi hipotetizado que ao longo do processo terapêutico as interações entre sintomas nas redes diminuíssem. Neste estudo participaram 20 indivíduos e o BDI-II foi utilizado para medir a sintomatologia depressiva. Os resultados obtidos sugerem que a perspetiva de redes é fundamental na compreensão da evolução dos sintomas para a perturbação depressiva major, e dos efeitos da psicoterapia, ao longo do processo terapêutico.
- A abordagem de redes nos sintomas depressivos e a influência exercida no funcionamento psicossocialPublication . Parente, Sandra FrascoAs perturbações depressivas constituem um grupo de patologias que têm vindo a manifestar-se de forma crescente na população em geral. Assim sendo, neste momento a depressão é uma das doenças que mais afeta as várias comunidades de diferentes faixas etárias. Segundo a pesquisa realizada, a Perturbação Depressiva Major está relacionada com o ajustamento funcional de cada individuo, e após a análise da investigação é possível verificar que os sintomas depressivos comprometem os domínios do funcionamento psicossocial e foi possível verificar a existência de sintomas centrais que exercem uma elevada influência nos restantes sintomas.
- Abrigo da semente: trajetórias de saúde materna de mulheres brasileiras em PortugalPublication . Sousa, Helena Beatriz Figueira deA nacionalidade brasileira é a maior comunidade estrangeira em Portugal, representando cerca de 29.3% da população imigrante. No entanto, mesmo com autorização de residência no país, na prática, parece não garantir igualdade nos cuidados de saúde nem na proteção contra preconceitos sociais nos contextos onde se movem. Este estudo qualitativo procurou compreender as experiências de maternidade de mulheres migrantes brasileiras a residir em Portugal. Participaram neste estudo 10 mulheres de nacionalidade brasileira com idades compreendidas entre os 32 e os 42 anos (M=37.4; DP=3.46). Residentes em 5 regiões do país (área metropolitana de Lisboa, Oeste, Região de Aveiro, Minho e Beira Baixa). Trata-se de um estudo exploratório qualitativo. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas e codificadas recorrendo a uma análise temática.
- ABUSO SEXUAL DE MENORES EM CABO VERDE: ESTUDO DE CASO SOBRE O SISTEMA DE PROTEÇÃO DA CIDADE DA PRAIAPublication . Semedo, Claunice Elizabeth MendesA presente investigação teve como objetivo caracterizar o abuso sexual de menores em Cabo Verde, tendo em conta a perspetiva dos e das profissionais que atuam na cidade da Praia. A amostra foi constituída por 36 profissionais com idades compreendidas entre os 22 e os 51 anos, (X=35.17; SD=7.65), 14 do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. Os resultados principais mostram que os profissionais alegam que são as meninas quem sofre mais abuso sexual intrafamiliar, apesar dos meninos também serem vítimas. Nos rapazes acontecem, mas com menos frequência e em menor número em relação as meninas.
- Abuso sexual de menores praticado por mulheres: ressocialização em contexto de reclusãoPublication . Rocha, Cláudia Flor dos SantosA presente dissertação insere-se no domínio da Criminologia e Justiça Penal e aborda a temática do crime de abuso sexual de menores tendo como agentes indivíduos do sexo feminino, visando procurar saber de que modo é realizada a ressocialização das mulheres condenadas por este tipo de crime em contexto prisional. No Estabelecimento Prisional (EP) de Santa Cruz do Bispo Feminino encontram-se atualmente cinco reclusas a cumprir pena de prisão pelo crime de abuso sexual de menores, sendo que quatro participaram neste estudo, juntamente com cinco guardas prisionais, todos com nacionalidade portuguesa.
- ABUSO SEXUAL NO DESPORTO – CARACTERIZAÇÃO DO FENÓMENO NUMA AMOSTRA PORTUGUESAPublication . Marçal, Catarina Alexandra EliasO abuso sexual é uma temática estudada na sua generalidade quer ao nível da sua prevalência e contextos, como também ao nível das suas repercussões físicas e psicológicas nas vítimas. Relativamente ao desporto é notório o reconhecimento dos seus benefícios, assim como os problemas de saúde associados à sua prática, podendo estes ser provenientes de violência acidental ou até mesmo de lesões. Não obstante, no que concerne a problemas relacionados com a violência não-acidental, nomeadamente abuso sexual, pouco se investigam os abusos sexuais comparativamente aos incidentes resultantes da prática desportiva.
- Abuso Sexual: Sintomatologia associada às vítimas diretas e indiretaPublication . Carvalho, Rute Manuela de CastroO abuso sexual é um assunto cada vez mais discutido nos dias de hoje. Diversos estudos têm demonstrado níveis superiores de sintomas de internalização e externalização em menores que vivenciaram este tipo de violência. Posto isto, este estudo procura analisar a sintomatologia da vitimização sexual direta e indireta de sujeitos maiores de 18 anos que foram vítimas de abuso sexual na sua infância e comparar o sexo feminino ao sexo masculino. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo correlacional que tem uma amostra aleatória de conveniência com um total de 108 participantes. A recolha de dados foi realizada com recurso a um questionário sociodemográfico, à Escala de Ansiedade, Depressão e a dois questionários complementares direcionados à experiência de abuso sexual de forma direta e à experiência de quem testemunhou o abuso sexual.
- Abuso sexual: trajetórias de vidaPublication . Pereira, Sónia
- A ação dos órgãos de polícia criminal quanto à prática de violência doméstica durante a pandemia por COVID-19: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Alves, Carlos Paulo JesusA prática de violência doméstica constitui uma das problemáticas de maior gravidade da atualidade. A presente revisão sistemática da literatura tem como objetivo fazer o levantamento de produção científica nacional e internacional relacionada com a ação dos órgãos de polícia criminal neste fenómeno durante a pandemia por COVID-19. Os estudos que integraram esta revisão sistemática foram selecionados a partir de três bases de dados (EBSCO, SCOPUS e B-On), tendo sido incluídos os estudos publicados entre 2018 e 2023, seguindo como meio de orientação os critérios de inclusão e exclusão. Foram encontrados 467 artigos que depois de triados, ficaram reduzidos a 14 artigos. Os resultados apontam para a evidência de que os órgãos de polícia criminal adotaram medidas proativas quanto à promoção da segurança das pessoas, em particular com as vítimas de violência doméstica, inovando as estratégias e recorrendo a novas interações de cariz informal ou na utilização da tecnologia.