Browsing by Issue Date, starting with "2023-01"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Perceções de Jovens Universitários/as Portugueses/as sobre a Legalização da Canábis para Fins RecreativosPublication . Melo, Cristiana Martins Pereira deAs substâncias psicoativas têm sido alvo de variadíssimas perceções, por parte da civilização humana, ao longo dos séculos. O consumo recreativo de canábis é um assunto de interesse em Portugal, tal como em outros países da Europa e do mundo, especialmente depois de alguns terem legalizaram o consumo recreativo de canábis, como o Uruguai, o Canadá, alguns estados dos Estados Unidos da América e, mais recentemente, Malta. Vários estudos colocam a canábis como a principal substância psicoativa consumida em contexto recreativo, quer em Portugal, quer a uma escala global. Este trabalho teve como principal objetivo compreender as perceções de estudantes universitários/as acerca da legalização e regulamentação da canábis para fins recreativos.
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Eça de QueirósPublication . Fangueiro, Álvaro Miguel MilhazesEstruturalmente, o documento encontra-se dividido em cinco temas predominantes. Numa primeira parte é efetivada a dimensão pessoal e profissional. Num segundo momento, caracteriza-se o enquadramento institucional. Este é composto por subtemas tais como a caracterização do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada ou a importância da mesma. Seguidamente, abordo a prática profissional, o que constitui um segmento considerável do corpo do relatório. Neste âmbito descrevo o planeamento e realização utilizados, as conceções e modelos de ensino, a avaliação e as dimensões de intervenção pedagógica. Posteriormente, a participação na escola e relação com a comunidade são explicados.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Básica Dr. Flávio GonçalvesPublication . Vieira, Abel Xavier FerreiraO primeiro capítulo explica a finalidade deste relatório. O segundo capítulo descreve o percurso do estudante estagiário e as expectativas previstas para o início do ano letivo. O terceiro capítulo explana a importância da Prática de Ensino Supervisionada e o contexto da escola cooperante, incluindo a caraterização do Núcleo da Prática de Ensino Supervisionada e dos alunos. O quarto capítulo aborda todo o processo de organização e gestão do ensino e da aprendizagem, tais como os modelos de ensino utilizados, o planeamento efetuado e o seu processo de realização, e ainda o modo como foi operacionalizada a avaliação. No quinto capítulo, surge a participação dos estudantes estagiários na escola e na relação com a comunidade, evidenciando as atividades realizadas na instituição, os impactos da minha experiência e atuação, a socialização profissional e institucional e a componente ético profissional. O sexto capítulo apresenta a importância da formação contínua no desenvolvimento profissional do docente, evidenciando as necessidades de formação de modo a profundar conhecimentos e superar dificuldades.
- Criação de Recursos 3D e Implementação de ´Audio num Videojogo (The Abyss)Publication . Almeida, Tiago Alexandre Ferreira dos SantosO foco deste documento vai ser em modela¸c˜ao 3D e anima¸c˜ao, o uso das ferramentas do motor de jogo para a implementa¸c˜ao de ´audio nas personagens, inimigos, NPCs e mapas. Vai ser apresentado a hist´oria dos videojogos, o processo de fazer um videojogo, os v´arios tipos de motores de jogos, como contar hist´orias atrav´es de videojogos e as v´arias ferramentas para a cria¸c˜ao de personagens, anima¸c˜oes e implementa¸c˜ao de ´audio. Vai haver um cap´ıtulo de desenvolvimento que vai apresentar o contexto narrativo do jogo e como ser´a aplicado na pr´atica. Ir´a detalhar os processos feitos para a cria¸c˜ao de modelos 3D, as ferramentas encontradas para a cria¸c˜ao de materiais e texturas e como criar um “esqueleto”que permite mover a figura criada e criar anima¸c˜oes.
- Fatores que interferem na participação desportiva das Professoras de Ensino Superior do Norte de PortugalPublication . Araújo, Luís Carlos NogueiraA procura por hábitos de vida saudável e bem-estar têm se afirmado na sociedade portuguesa, ainda que com algum atraso se compararmos com a estatísticas europeias. Cada vez mais se retrata a atividade física e o desporto como atividades imprescindíveis para a construção mental, física e social de um indivíduo. Estes têm a capacidade de incutir valores que serão utilizados em todos os parâmetros da vida, ou até mesmo como terapia adjuvante a tratamentos relacionados a vários problemas de saúde. O principal objetivo desta dissertação é identificar e analisar os fatores que interferem na participação desportiva das Professoras do Ensino Superior do Norte de Portugal. Por meio de uma pesquisa descritiva e com métodos da pesquisa de campo foi realizado um questionário anónimo online, como forma de recolher informação necessária para avaliar os fatores que interferem na participação desportiva. O questionário baseou-se no modelo SLOTH, que explora o impacto do tempo empregue em dormir, lazer, ocupação, transporte e tarefas domésticas. Foram também analisadas as barreiras e as motivações para praticar desporto.
- O TERRORISMO COMO CRIME DE NATUREZA JURÍDICA INTERNACIONAL Possibilidades e limitaçõesPublication . Monteiro, José Joaquim da CunhaPossuirão natureza jurídica de crimes internacionais aqueles comportamentos ou atividades que, por afetarem bens jurídicos que interessam a toda a Comunidade Internacional de Estados, tais como a ordem, a paz e a segurança internacionais, suscitam a necessidade de persecução judicial, inclusive por parte de Estados que não estão diretamente ligados ao ato criminoso concretamente considerado, por nenhum dos vínculos tradicionalmente considerados, como a territorialidade, a nacionalidade do agente ou da vítima, ou mesmo a defesa de determinados interesses estatais próprios.
- Estudo e implementação de uma infraestrutura de telecomunicações para experimentação laboratorialPublication . Loureiro, João Pedro OliveiraA necessidade de acesso a serviços digitais com maior débito e melhor qualidade de serviço, por parte de assinantes residenciais ou empresariais, traduz-se no facto das redes de comunicação óticas serem neste momento, o foco dos operadores de telecomunicações. Aliado a este aspeto, os serviços que as redes de acesso de nova geração são capazes de oferecer, como conteúdos multimédia e voz por IP numa infraestrutura convergente, justifica a eleição por parte dos operadores de telecomunicações em Portugal, das redes óticas passivas (PON) como tecnologia de acesso, mais concretamente recorrendo à vertente Gigabit Passive Optical Network (GPON).