DCCTI - Dissertações de Mestrado
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- Análise e otimização da tecnologia MPLS na rede da Universidade do PortoPublication . Pereira, Diogo RafaelO presente relatório de projeto foi realizado em ambiente profissional, no âmbito do Mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia do Instituto Universitário da Maia – ISMAI, e teve como principal objetivo o estudo da tecnologia MPLS, e restruturação da mesma, na rede de comunicação de dados da Universidade do Porto. Para tal, a opção metodológica adotada foi a de Action-Research.
- Assimilação da experiência de luto- Comparação entre morte por suicídio e por causas naturaisPublication . Oliveira, Cristiana TavaresO luto é uma experiência difícil e cada indivíduo vivencia este processo de forma individual. Desta forma, existem fatores que podem complicar o processo de luto, como por exemplo quando a morte é por suicídio, a literatura demonstra que os enlutados apresentam níveis mais elevados a nível de sintomatologia quando a morte é deste tipo (Bailey et al., 1999; Kristensen et al., 2012; Reed, 1998). Neste sentido, torna-se essencial compreender como ocorre a assimilação desta experiência e como os enlutados desenvolvem novos significados em relação à sua perda
- Assimilação de experiência problemática de luto por suicídio ao longo do processo terapêuticoPublication . Silva, Ana Sofia AraújoQuando um indivíduo perde um ente querido por suicídio, depara-se com um desafio de atribuir significado e sentido à sua vida. A psicoterapia parece promover a reconstrução de significado da experiência de luto (Gonçalves et al., 2009; Neimeyer, 2006; 2012), contudo pouco se conhece sobre a forma como este processo ocorre em terapia. Neste sentido, o modelo de assimilação de experiências problemáticas poderá permitir esclarecer estas questões. A presente investigação tem como objetivo analisar e compreender como ocorre, ao longo da psicoterapia, o processo de assimilação de experiência problemática da perda de uma pessoa significativa por suicídio. Neste estudo serão analisados dois casos de duas clientes que perderam a mãe por suicídio
- Assimilação de Experiências Problemáticas em Doentes Oncológicos: A vivência da doença oncológica em mulheres com cancro da mamaPublication . Silva, Nicole Santos daO cancro da mama é um acontecimento inesperado e potencialmente traumático que provoca alterações na qualidade de vida da doente (Livneh, 2001; Silva et al., 2011). De acordo com o Modelo de Assimilação de Experiências Problemáticas (Stiles, 2002, 2011) este pode ser percebido como uma experiência problemática, difícil de compreender e assimilar pela doente, contribuindo assim para o desenvolvimento do sofrimento psicológico. O Modelo concetualiza a mudança psicológica e o retorno a um estado de bem estar como um processo gradual de assimilação de experiências problemáticas
- Burnout em Psicólogos: O Papel da Autocompaixão e do Mindfulness Enquanto Estratégias de AutocuidadoPublication . Ferreira, Vânia MendesDado o reconhecimento da profissão de psicólogo enquanto uma das práticas na qual os profissionais são, mais regularmente, expostos a situações que os colocam vulneráveis à síndrome de burnout, e da, subconsequente, necessidade acrescida de adotar práticas que os protejam das características do exercício da profissão, o objetivo primordial desta investigação passou pelo estudo do papel da autocompaixão e do mindfulness enquanto práticas de autocuidado potencialmente eficazes na prevenção de burnout em psicólogos. Procurou-se caracterizar os níveis de autocompaixão, mindfulness e burnout numa amostra de 254 psicólogos portugueses, e perceber qual a relação que se estabelece entre as três variáveis, assim como o valor preditivo da autocompaixão e do mindfulness, em relação ao burnout
- Criação de Recursos 3D e Implementação de ´Audio num Videojogo (The Abyss)Publication . Almeida, Tiago Alexandre Ferreira dos SantosO foco deste documento vai ser em modela¸c˜ao 3D e anima¸c˜ao, o uso das ferramentas do motor de jogo para a implementa¸c˜ao de ´audio nas personagens, inimigos, NPCs e mapas. Vai ser apresentado a hist´oria dos videojogos, o processo de fazer um videojogo, os v´arios tipos de motores de jogos, como contar hist´orias atrav´es de videojogos e as v´arias ferramentas para a cria¸c˜ao de personagens, anima¸c˜oes e implementa¸c˜ao de ´audio. Vai haver um cap´ıtulo de desenvolvimento que vai apresentar o contexto narrativo do jogo e como ser´a aplicado na pr´atica. Ir´a detalhar os processos feitos para a cria¸c˜ao de modelos 3D, as ferramentas encontradas para a cria¸c˜ao de materiais e texturas e como criar um “esqueleto”que permite mover a figura criada e criar anima¸c˜oes.
- Design de n´ıveis num videojogo multijogador (The abyss)Publication . Ribeiro, João Pedro PintoVideojogos, do ponto de vista acad´emico, tˆem sido estudados em rela¸c˜ao `as altera¸c˜oes que provocam nas pessoas, em particularmente nos jovens que s˜ao a grande maioria que utilizam os mesmos. Os videojogos provaram tamb´em ser uma ´otima fonte de aprendizagem e que, ao contr´ario de cren¸cas antigas, podem tornar o utilizador um pouco mais reativo e mais conectado com outros indiv´ıduos. No ˆambito deste trabalho, pretende-se descrever os que s˜ao considerados videojogos, tanto do ponto de vista acad´emico, como do ponto de vista de lazer, como s˜ao desenvolvidos e o ˆambito para que s˜ao criados. ´E revisto o planeamento para desenvolver um videojogo, com recurso `a tecnologia Unity Engine, com especial foco em design de n´ıveis num jogo multijogador e otimiza¸c˜ao de n´ıveis. Ser˜ao revistas t´ecnicas de design de n´ıveis, mecˆanica, jogabilidade e diversas t´ecnicas de otimiza¸c˜ao.
- DevLab - Laboratório Remoto de Desenvolvimento - Uma solução completa de integração vertical de apoio ao desenvolvimento colaborativo de software, orientada para o ensino e ambientes académicosPublication . Paredes, João Manuel MouraO DevLab é o que geralmente se designa por “forge” — uma solução de integração vertical completa de apoio ao desenvolvimento colaborativo de software. Apesar de geralmente serem apropriadas para ambientes empresariais e académicos, o objectivo deste projecto é produzir uma solução orientada para o contexto e necessidades da Maiêutica, para fazer face a um problema tipicamente encontrado em faculdades e que afecta esta instituição que é o da indisponibilidade de ferramentas sob controlo da instituição para apoio ao desenvolvimento dos projectos de software e sua avaliação. A solução final deverá incluir um conjunto de funcionalidades que sustentem a gestão dos projectos, o controlo da evolução do código-fonte, a comunicação entre os membros da equipa e a produção de documentação.
- Documentário - A desigualdade no desporto feminino: Vamos falar sobre futebol?Publication . Rigas, Agnes da SilvaA representatividade feminina no desporto é um assunto que cada vez mais ganha repercussão em todos os países. Em Portugal, a falta de mulheres nas mais diversas modalidades de desporto em posições de destaque chama a atenção pelos baixos números. (MELO, R, AGUIAR, C, 2021). Com isso, o principal objetivo do estudo é desenvolver um documentário, para utilizar seu poder de alcance e analisar o seu impacto no âmbito do futebol. De certo, podemos concordar que existiram avanços, expressivos de uns anos para cá, em relação a trazer a mulher para um cenário de maior protagonismo no desporto. Porém, o caminho é longo para que elas consigam ser tratadas com igualdades e recebam o devido respeito em seus países e possam assim ganhar reconhecimento, melhores condições de trabalho e salários justos.
- Documentário interativo enquanto meio de mobilização social Assédio sexual em PortugalPublication . Fonte, Yone Sales daO crescimento das redes sociais e o avanço cada vez maior das tecnologias têm proporcionado o surgimento de novas formas narrativas, que aproveitam este contexto digital para inovarem na maneira de comunicar, informar, documentar histórias e abordar temas de interesse social. A cada vez maior interação nestes espaços, a força e alcance que assuntos de repercussão ganham nessas mídias digitais chamam atenção para a importância do uso desta ferramenta para gerar conteúdo informativo e promover debate sobre assuntos que na mídia tradicional não são muito explorados, como o assédio sexual.