Browsing by Issue Date, starting with "2023"
Now showing 1 - 10 of 205
Results Per Page
Sort Options
- Internet-delivered cognitive behavioral therapy for anxiety among university students: A systematic review and meta-analysisPublication . Oliveira, Cláudia; Pacheco, Mara; Borges, Janete; Meira, Liliana; Santos, AnitaUniversity years are marked by multiple stressors. Consequently, university students often report anxiety symptoms or disorders, but most remain untreated. Internet-delivered cognitive behavioral therapy (ICBT) has been proposed as an alternative to address known help-seeking barriers, which were aggravated during the COVID-19 pandemic. This meta-analysis aims to evaluate the efficacy of ICBT for university students with anxiety. A systematic search on three databases, EBSCOhost, PubMed, and Web of Science, and a manual search were performed. Fifteen studies were identified, including a total of 1619 participants. Seven studies evaluated ICBT treatment for both anxiety and depression, three for social anxiety, two for generalized anxiety, while the remaining (k = 3) only targeted anxiety, test anxiety, and comorbidity between anxiety and insomnia. Analyses were performed based on a random-effects model using the metafor package in R. The results indicated that ICBT had a significant and positive effect on university students with anxiety compared to controls at post-test (g = 0.48; 95 % CI: 0.63, 0.27; p < .001, I2 = 67.30 %). Nevertheless, more research is required to determine the intervention components that are more relevant for therapeutic change, how much guidance is required to produce better outcomes, and how patient engagement can be improved.
- Child functioning in inclusive preschools: Associations between self-regulation, engagement, prosociality, and hyperactivityPublication . Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana IsabelThis longitudinal study examined three groups of children with different levels of developmental functioning who were attending the same inclusive preschool classrooms. It investigated whether gains in self-regulation varied according to developmental functioning and whether the longitudinal associations between selfregulation and later engagement, prosociality, and hyperactivity differed between children with low, medium, and high levels of functioning. Participants comprised 247 preschoolers. Fifty-four were low functioning, 78 were low-medium functioning, and 115 were medium-high functioning. All groups improved their self-regulation over time, though initial levels and growth patterns were different. Children with low-medium functioning showed more accelerated gains than the other groups. Gains in self-regulation were associated with lower hyperactivity and higher engagement in all groups by the end of preschool. Developmental functioning was related to later prosociality and engagement. The results revealed potential differentiated trajectories for children within the same classrooms, highlighting the interdependence of developmental functioning and self-regulation.
- Perceções de Jovens Universitários/as Portugueses/as sobre a Legalização da Canábis para Fins RecreativosPublication . Melo, Cristiana Martins Pereira deAs substâncias psicoativas têm sido alvo de variadíssimas perceções, por parte da civilização humana, ao longo dos séculos. O consumo recreativo de canábis é um assunto de interesse em Portugal, tal como em outros países da Europa e do mundo, especialmente depois de alguns terem legalizaram o consumo recreativo de canábis, como o Uruguai, o Canadá, alguns estados dos Estados Unidos da América e, mais recentemente, Malta. Vários estudos colocam a canábis como a principal substância psicoativa consumida em contexto recreativo, quer em Portugal, quer a uma escala global. Este trabalho teve como principal objetivo compreender as perceções de estudantes universitários/as acerca da legalização e regulamentação da canábis para fins recreativos.
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Eça de QueirósPublication . Fangueiro, Álvaro Miguel MilhazesEstruturalmente, o documento encontra-se dividido em cinco temas predominantes. Numa primeira parte é efetivada a dimensão pessoal e profissional. Num segundo momento, caracteriza-se o enquadramento institucional. Este é composto por subtemas tais como a caracterização do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada ou a importância da mesma. Seguidamente, abordo a prática profissional, o que constitui um segmento considerável do corpo do relatório. Neste âmbito descrevo o planeamento e realização utilizados, as conceções e modelos de ensino, a avaliação e as dimensões de intervenção pedagógica. Posteriormente, a participação na escola e relação com a comunidade são explicados.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Básica Dr. Flávio GonçalvesPublication . Vieira, Abel Xavier FerreiraO primeiro capítulo explica a finalidade deste relatório. O segundo capítulo descreve o percurso do estudante estagiário e as expectativas previstas para o início do ano letivo. O terceiro capítulo explana a importância da Prática de Ensino Supervisionada e o contexto da escola cooperante, incluindo a caraterização do Núcleo da Prática de Ensino Supervisionada e dos alunos. O quarto capítulo aborda todo o processo de organização e gestão do ensino e da aprendizagem, tais como os modelos de ensino utilizados, o planeamento efetuado e o seu processo de realização, e ainda o modo como foi operacionalizada a avaliação. No quinto capítulo, surge a participação dos estudantes estagiários na escola e na relação com a comunidade, evidenciando as atividades realizadas na instituição, os impactos da minha experiência e atuação, a socialização profissional e institucional e a componente ético profissional. O sexto capítulo apresenta a importância da formação contínua no desenvolvimento profissional do docente, evidenciando as necessidades de formação de modo a profundar conhecimentos e superar dificuldades.
- Criação de Recursos 3D e Implementação de ´Audio num Videojogo (The Abyss)Publication . Almeida, Tiago Alexandre Ferreira dos SantosO foco deste documento vai ser em modela¸c˜ao 3D e anima¸c˜ao, o uso das ferramentas do motor de jogo para a implementa¸c˜ao de ´audio nas personagens, inimigos, NPCs e mapas. Vai ser apresentado a hist´oria dos videojogos, o processo de fazer um videojogo, os v´arios tipos de motores de jogos, como contar hist´orias atrav´es de videojogos e as v´arias ferramentas para a cria¸c˜ao de personagens, anima¸c˜oes e implementa¸c˜ao de ´audio. Vai haver um cap´ıtulo de desenvolvimento que vai apresentar o contexto narrativo do jogo e como ser´a aplicado na pr´atica. Ir´a detalhar os processos feitos para a cria¸c˜ao de modelos 3D, as ferramentas encontradas para a cria¸c˜ao de materiais e texturas e como criar um “esqueleto”que permite mover a figura criada e criar anima¸c˜oes.
- Fatores que interferem na participação desportiva das Professoras de Ensino Superior do Norte de PortugalPublication . Araújo, Luís Carlos NogueiraA procura por hábitos de vida saudável e bem-estar têm se afirmado na sociedade portuguesa, ainda que com algum atraso se compararmos com a estatísticas europeias. Cada vez mais se retrata a atividade física e o desporto como atividades imprescindíveis para a construção mental, física e social de um indivíduo. Estes têm a capacidade de incutir valores que serão utilizados em todos os parâmetros da vida, ou até mesmo como terapia adjuvante a tratamentos relacionados a vários problemas de saúde. O principal objetivo desta dissertação é identificar e analisar os fatores que interferem na participação desportiva das Professoras do Ensino Superior do Norte de Portugal. Por meio de uma pesquisa descritiva e com métodos da pesquisa de campo foi realizado um questionário anónimo online, como forma de recolher informação necessária para avaliar os fatores que interferem na participação desportiva. O questionário baseou-se no modelo SLOTH, que explora o impacto do tempo empregue em dormir, lazer, ocupação, transporte e tarefas domésticas. Foram também analisadas as barreiras e as motivações para praticar desporto.
- O TERRORISMO COMO CRIME DE NATUREZA JURÍDICA INTERNACIONAL Possibilidades e limitaçõesPublication . Monteiro, José Joaquim da CunhaPossuirão natureza jurídica de crimes internacionais aqueles comportamentos ou atividades que, por afetarem bens jurídicos que interessam a toda a Comunidade Internacional de Estados, tais como a ordem, a paz e a segurança internacionais, suscitam a necessidade de persecução judicial, inclusive por parte de Estados que não estão diretamente ligados ao ato criminoso concretamente considerado, por nenhum dos vínculos tradicionalmente considerados, como a territorialidade, a nacionalidade do agente ou da vítima, ou mesmo a defesa de determinados interesses estatais próprios.
- Estudo e implementação de uma infraestrutura de telecomunicações para experimentação laboratorialPublication . Loureiro, João Pedro OliveiraA necessidade de acesso a serviços digitais com maior débito e melhor qualidade de serviço, por parte de assinantes residenciais ou empresariais, traduz-se no facto das redes de comunicação óticas serem neste momento, o foco dos operadores de telecomunicações. Aliado a este aspeto, os serviços que as redes de acesso de nova geração são capazes de oferecer, como conteúdos multimédia e voz por IP numa infraestrutura convergente, justifica a eleição por parte dos operadores de telecomunicações em Portugal, das redes óticas passivas (PON) como tecnologia de acesso, mais concretamente recorrendo à vertente Gigabit Passive Optical Network (GPON).
- O perfil do consumidor na procura pelo Turismo de Saúde e Bem-estar e a sua influência na economia e desenvolvimento localPublication . Rocha, Ana Marlene SantosEste trabalho de investigação visa estudar qual o perfil do consumidor que procura o Turismo de Saúde e Bem-estar, e ainda de que forma é que este contribui para a economia e desenvolvimento locais. A área de TSB que irá ser analisada é o termalismo. Atualmente verifica-se uma crescente procura na área do termalismo a nível nacional, em que o tipo de clientes abrange uma vasta faixa etária e são, na generalidade, consumidores com poder de compra. Os clientes são cada vez mais exigentes, quer na procura de informação de qualidade, quer na procura de eficácia nos tratamentos.