Artigos em Revistas Indexadas
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Portuguese Diaspora: Life Stories / DocumentariesPublication . Padrão, Maria Helena; Guerra, Inês; Padrão, Joana; Isidro, JoãoThe return is a change that is configured at various levels - relationships , routines , roles - and can interfere with the self - concept and the concept that individuals have about the other . (Schlossberg , Waters & Goodman , 1995).The mobility in this case the return is a transition and / or a crisis in that the individual initiates an adaptation process . This process is influenced by several variables , including the subjective perception regarding the event and the different characteristics of the contexts of exit and reception and the characteristics of the actors in this event. (Pine and Ferreira , 2002; Evans & Forney , Guido DiBrito , 1998). If migrations occur regularly , this process can not interfere with the return movement of the Portuguese diaspora since decolonization that constituted for the Portuguese a transition not expected and , but configuring contexts breakthrough.The intention is to understand the contexts of life of the people involved in the process ( rupture, integration , opportunities , etc. ) through the documentaries made for the purpose.
- SOCIAL REPRESENTATIONS: INTERNATIONAL STUDENTS IN PORTUGAL PERCEPTIONS OF THE HOST COUNTRY DEPENDING ON THEIR COUNTRY OF ORIGINPublication . Padrão, Maria Helena; Guerra, Inês; Marnoto, Sandra; Padrão, Reinaldo; Oliveira, ClementinaThis study intends to be an extension of another, already published in 2012 titled "ERASMUS students in Portugal: The perception and the impact of international crisis." However, even if both studies remain in the domain of social representations, what we propose is a comparative analysis of how international students in Portugal look at the host country depending on being, or not being, from Latin countries. In methodological terms, we decided to construct a questionnaire that was subjected to statistical analysis. We present some comments on the evolution of the Portuguese economy, before and after the crisis, and on the importance of EU policies to improve the perception of European values among students.
- A «viagem» de sucesso de Tsou Poe TsingPublication . Nunes, Maria FátimaPretendo refletir sobre a viagem da China para Portugal empreendida por Tsou Poe Tsing, um dos imigrantes pioneiros de origem chinesa que chegou ao Porto, nos anos 1920. Contudo, como a viagem foi apenas o início da mudança de vida de Tsing, que constituiu um exemplo para a pequeníssima comunidade chinesa em Portugal, proponho-me narrar a sua história de vida, desde a viagem, à inserção na sociedade de acolhimento, à mobilidade social. Basear-me-ei em palavras e imagens da memória de um dos seus filhos, Fernando Tsou, fixadas no documentário Pioneiros, palavras e imagens da memória, e ainda em outras vozes de pessoas que o conheceram, outros textos, outras imagens que serão um contraponto à informação recolhida no trabalho de campo.
- Useless: o operário, o artista, o artesãoPublication . Nunes, Maria FátimaBreve biografia de Jia Zhang-ke. Análise semiótica e antropológica do filme do realizador chinês, Jia Zhang-ke, Useless.
- Partilha de uma experiência de cinema na escolaPublication . Nunes, Maria FátimaDesde o seu nascimento, o cinema representou as pessoas no desempenho de atividades quotidianas, profissionais, culturais, lúdicas, inseridas nas sociedades locais. O cinema entendido como instrumento e objeto de conhecimentos, como documento/memória de uma época, de uma cultura, de uma sociedade, como construtor de realidades. A partir de Georges Méliès, o cinema passou a ter um papel importante na construção do imaginário. Depois da Primeira Guerra Mundial, foi usado pelos regimes totalitários, no exercício do poder como um poderoso instrumento de construção de ideologias, de valores, de educação das massas (Walter Benjamin). Face a esta situação rica e complexa das imagens e dos sons enquanto construtores de realidades, de valores, de perceções, de imaginários, de ideologias, o cinema na escola tem um papel primordial no ensinar a ver os filmes, na formação do olhar.
- DONG: DIÁLOGO ENTRE CINEMA E PINTURA?Publication . Nunes, Maria FátimaO cinema e a pintura. Expressões da cultura, da criação visual. Artes da observação, da representação de realidades internas e ou externas. Linguagens, formas de expressão de sensibilidades, de emoções, de memórias… Formas simbólicas, criadoras de imaginários. Artefactos culturais que buscam criar no recetor um sentimento misto entre a identificação e o distanciamento. Formas de produção imagética eivadas de marcas identitárias do seu criador, que podem dialogar entre si, como podemos ver em muitos filmes em que os cineastas enquadram, pintam na tela o pintor no processo de criação, a sua obra, a sua vida; outros que compõem planos que são intertextos de quadros de pintores conhecidos do público, como é o caso do quadro de Monet, La Gare Saint Lazare, que é atualizado na vista Lumière L’arrivée d’un train en gare de la Ciotat ou no início do filme Aurora de Murnau. O filme sobre o qual incidiu a minha escolha é Dong (2006), um documentário de Jia Zhang-Ke com o pintor Liu Xiadong. Pretendo apresentar uma reflexão antropológica acerca dos olhares do cineasta Jia Zhang-Ke e do pintor Liu Xiaodong para dois mundos política, social, geográfica e culturalmente distintos: China e Tailândia; do corpo enquanto lugar de representação; do papel dos sentidos e das emoções na vida social.
- O espetador: da plateia a sujeito da obra de artePublication . Nunes, Maria FátimaO filme é um objeto, um mero produto até ao momento do encontro entre as imagens, o espetador e a tecnologia de reprodução. É então que ganha vida na mente do espetador. Desde as primeiras projeções do cinematógrafo até aos nossos dias a afirmação “perguntamos a nós próprios se somos simples espectadores, ou atores de cenas de tão espantoso realismo” (Morin 2008, 152) que H. de Parville proferiu depois da experiência da sessão de 28 de dezembro de 1895, reatualizou-se plenamente no filme de Abbas Kiarostami, Shirin (2008), onde o espetador observa o espetador enquanto ator da única cena que é visível no ecrã. Neste texto pretendo refletir sobre a passagem do espetador na plateia ao espetador enquanto sujeito da obra de arte.
- O ecrã como contraponto em Branca de Neve e ShirinPublication . Nunes, Maria FátimaAquando do aparecimento do cinema sonoro, vários cineastas resistiram durante algum tempo até passarem a integrar o som nos seus filmes. Percebendo que o som podia ir mais longe do que simplesmente reproduzir uma conversa ou uma cantiga, escreveram textos sobre as implicações do sonoro, tais como «Contraponto orquestral», manifesto de Pudovkin, Eisenstein, Alexandrov, 1928, entre outros.No tempo do “cinema surdo” (Chion), a imagem era hegemónica, o som da orquestra ou do pianista ao vivo, tinha um estatuto subserviente, o de acompanhamento das imagens que os espetadores viam no ecrã. No século XXI, alguns realizadores convidam os espetadores a novas experiências sensoriais, novas formas de receção do filme, centradas no som. Branca de Neve de João César Monteiro e Shirin de Abbas Kiarostami são dois dos filmes que escolhemos analisar pelo seu caráter experimental e de abertura de novas pistas à narrativa fílmica, por o ecrã funcionar como contraponto do som e por as palavras ditas que escutamos serem retiradas de textos da tradição literária.
- Narratives of the Portuguese Diaspora: Life, Literature, CinemaPublication . Padrão, Maria Helena; Vieira, Célia; Rio Novo, IsabelThis project aims to understand the contexts of life of the people involved in this process (rupture, integration, opportunities, etc.) and, in parallel, study the literary and filmic fiction whose subject is the Portuguese diaspora, seeking to draw analogies and differences between the lived stories and fictional stories. Literature and film as the real modelling elements often have an anticipatory nature and therefore also instructive. "The fictional (...) works rather as a means of making imagery affordable to experience outside of their pragmatic function. The open spaces of pretence, the fictional compels the imagination to take one way, while at the same time, acts as a medium for its manifestation "(Iser, 1993).
- A fortuna dos escritores: estátuas inauguradas no Porto na década de 50Publication . Vieira, Célia; Rio Novo, Isabel; Padrão, Maria Helena; Guerra, InêsIn this paper, we present the current stage results of a literary geo-referencing project, which aimed, in its first stage, to develop Portuguese authors literary routes using a widespread online platform for geographical information, Google Maps. At this current stage, we seek to build a database of authors and works related to Porto, leading, namely, to the research on all the statues located in the city’s metropolitan area that portrait writers. We present an analysis on such statues inaugurated during the 1950s, taking into account the following aspects: i) survey and analysis of the so called writer’s fortune; ii) identification of the statues’ authors and their integration within the overall context of both artist’s work and Portuguese art scene in the mid-twentieth century; iii) contextualization of the writers public success into the ideological and cultural framework of the Portuguese dictatorship; iv) research, within the municipal archives, of the circumstances that justified such monuments. We believe that, because of its interdisciplinary nature, this study will provide unique results: the portraited writer; the artist who created the statue and the specific time of its inauguration; the historical and literary context framing this iconic representation; and finally, the link between the writer and the chosen place for the honor. All this will certainly provide corpora to corporate for future studies in the crossing field between History of Culture, Art History and Literary History.