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Abstract(s)
O cinema e a pintura. Expressões da cultura, da criação visual. Artes
da observação, da representação de realidades internas e ou externas.
Linguagens, formas de expressĆ£o de sensibilidades, de emoƧƵes, de memóriasā¦
Formas simbólicas, criadoras de imaginÔrios. Artefactos culturais que buscam
criar no recetor um sentimento misto entre a identificação e o distanciamento.
Formas de produção imagética eivadas de marcas identitÔrias do seu criador,
que podem dialogar entre si, como podemos ver em muitos filmes em que os
cineastas enquadram, pintam na tela o pintor no processo de criação, a sua
obra, a sua vida; outros que compõem planos que são intertextos de quadros de
pintores conhecidos do pĆŗblico, como Ć© o caso do quadro de Monet, La Gare
Saint Lazare, que Ć© atualizado na vista LumiĆØre LāarrivĆ©e dāun train en gare de la
Ciotat ou no inĆcio do filme Aurora de Murnau. O filme sobre o qual incidiu a
minha escolha Ʃ Dong (2006), um documentƔrio de Jia Zhang-Ke com o pintor
Liu Xiadong. Pretendo apresentar uma reflexão antropológica acerca dos
olhares do cineasta Jia Zhang-Ke e do pintor Liu Xiaodong para dois mundos
polĆtica, social, geogrĆ”fica e culturalmente distintos: China e TailĆ¢ndia; do
corpo enquanto lugar de representação; do papel dos sentidos e das emoções na
vida social.
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Keywords
Antropologia Pintura Intertexto Jia Zhang-Ke Cinema