DCE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- CARACTERIZAÇÃO E IMPACTOS DO ALOJAMENTO LOCAL NO TURISMO E HOSPITALIDADE DO ALTO MINHO: O CASO DO CONCELHO DE CAMINHAPublication . Janela, Márcia Sandra MoreiraO Alojamento Local é, hoje, um tema de debate pertinente, especialmente devido ao seu crescimento exponencial impulsionado pelas novas tecnologias e aos desafios que se colocam ao turismo e setores relacionados. Esta dissertação caracteriza-se nas unidades de Alojamento Local e, a fim de avaliar o seu contributo para o turismo e hospitalidade no concelho de Caminha. Registados no RNAL (Registo Nacional de Alojamento Local), permitem concluir que os alojamentos locais contribuem para o sucesso do concelho, enquanto destino turístico. Praticamente todas as habitações dos respondentes possuem as comodidades e disponibilizam os serviços necessários para uma estadia de qualidade, ficando evidente o cuidado dos proprietários nestes parâmetros.
- Sustainable Finance - Retornos sustentáveis versus Retornos tradicionaisPublication . Bessa, Tomás GomesA consciência do impacto das alterações climáticas e a emergência da Responsabilidade Social Empresarial provocaram mutações nas Finanças. É sobre esta evidência que se manifesta a Sustainable Finance, compreendida como o campo das Finanças que integra os fatores ESG (Environmental, Social e Governance) no processo de tomada de decisão. Dado o seu teor, o interesse nesta temática tem sido crescente, particularmente pelos investidores. A presente investigação tem como objetivos avaliar se o investimento em instrumentos financeiros que consideram os critérios ESG, e por isso sustentáveis, tem retornos superiores ao investimento em instrumentos financeiros que descartam esta métrica, vulgo tradicionais; e se a regionalização afeta os retornos dos instrumentos financeiros sustentáveis.
- O poder da gestão do bem-estar no trabalho - A importância da GRHPublication . Silva, Pedro Eduardo Arruda daO bem-estar no trabalho é um tema que tem recebido atenção de gestores por ser um componente estratégico importante para as organizações. O presente estudo examina métodos de gestão de recursos humanos (GHR) com o objetivo de maximizar o bem-estar no local de trabalho. Esta pesquisa visa examinar a o contributo do bem-estar no trabalho enquanto valor de importância estratégica e ética para as organizações. Adicionalmente, o estudo pretende adquirir melhor compreensão sobre o papel essencial da GRH na implementação eficaz das práticas de gestão do bem-estar no trabalho. Para a pesquisa, foi desenvolvido um estudo qualitativo com realização de entrevistas semiestruturadas, envolvendo dez participantes, divididos igualmente entre colaboradores de empresas localizadas em Portugal e Espanha. As entrevistas foram conduzidas por meio de questões abertas com o objetivo de obter uma compreensão mais profunda das perceções e experiências dos entrevistados em relação à gestão do bem-estar no trabalho e ao papel da GRH nesse contexto.
- Fatores Críticos de Sucesso na Competitividade dos Clubes de Futebol em Portugal - A Perspetiva do Capital IntelectualPublication . Campos, Pedro Alexandre CasteleiroCada vez mais, o Capital Intelectual assume-se como um conceito com grande preponderância na sociedade e na forma como se gerem as mais variadas organizações. Na indústria milionária do futebol, torna-se essencial realizar uma análise focada e aprofundada dos fatores imateriais que podem levar os clubes profissionais de futebol portugueses a atingir maiores níveis de prosperidade. Este estudo tem como principal objetivo identificar os principais fatores de sucesso na competitividade destas instituições profissionais futebolísticas, tentando determinar quais os componentes do Capital Intelectual mais referenciados na literatura e mais valorizados pelos intervenientes do setor. Para responder a esta questão, partiu-se de uma revisão de literatura conducente à construção de uma proposta de modelo conceptual que enumerasse esses elementos intangíveis mais críticos.
- Adoção das Tecnologias do Metaverso pelos ConsumidoresPublication . Mendes, Mário Rafael MachadoEste estudo tem como objetivo investigar os fatores que impactam a adoção das tecnologias do metaverso pelos consumidores, com foco na Realidade Estendida e na tecnologia Blockchain, ambas diretamente relacionadas ao ambiente do Metaverso. A pesquisa envolveu uma amostra com 374 inquiridos, cujo propósito foi analisar os diversos elementos que influenciam a intenção comportamental dos consumidores em relação a essas tecnologias, utilizando osmodelos United Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2) e Technology Acceptance Model 3 (TAM3).
- A Influência das Redes Sociais no Comportamento e na Intenção de Compra OnlinePublication . Santos, José Pedro Lage dosNuma era caracterizada por rápidos avanços tecnológicos, o panorama do comportamento do consumidor e do marketing digital mudou radicalmente. O âmbito digital, especificamente o das atividades de marketing nas redes sociais, tem como principal objetivo investigar o profundo impacto das Social Media Marketing Activities (SMMAs) e dos estímulos hedónicos e utilitários no comportamento dos consumidores das diferentes gerações, particularmente nas suas intenções de compra. Para o desenvolvimento desta investigação, foi usada uma metodologia quantitativa, baseada num modelo de equações estruturais, no qual foram analisados os dados recolhidos através de um inquérito online, com 360 respondentes validados, de acordo com os critérios definidos.
- Impacto de smart technologies na qualidade do serviço e satisfação do consumidor em restaurantesPublication . Silva, João Vitor Pereira dos SantosA rápida disseminação de smart technologies nos últimos anos tem transformado a indústria de restaurantes, oferecendo novas oportunidades e desafios. Assim, esta investigação visa explorar o impacto da adoção dessas tecnologias inovadoras no setor de serviços alimentares. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma investigação quantitativa, que envolveu a análise de 112 questionários preenchidos por clientes de restaurantes, que implementaram smart technologies. Os resultados revelaram que a implementação de smart technologies, como menus digitais e chatbots, está diretamente relacionada à eficiência e eficácia do atendimento, levando a uma perceção mais favorável da qualidade do serviço. Além disso, os clientes expressaram satisfação com as suas experiências em restaurantes que adotam essas tecnologias, demonstrando uma forte propensão para partilhar essas experiências e recomendar os estabelecimentos a outras pessoas.
- A Influência da Covid-19 no Perfil do Viajante de Negócios – as necessidades do viajantePublication . Silva, Inês Alexandra Escaleira daTendo em conta a importância do turismo de negócios e a sua relevância económica, a pandemia veio causar alguns impactos a nível social e financeiro neste sector. Esta dissertação pretende recolher toda a informação disponível sobre como é que a Covid-19 veio afetar este tipo de viagem. Durante a realização deste trabalho são investigados conceitos, de acordo com as palavras-chave, para se conseguir compreender qual o percurso a seguir. Após a definição desses conceitos e realizar um referencial teórico sobre os mesmos, prosseguir-se-á para o caso de estudo. Os efeitos desta investigação poderão ser importantes para os negócios que pretendem reformular as suas estratégias face ao covid-19 e ficar a par do que irá mudar nas necessidades destas viagens.
- O papel das experiências e do Evangelismo da Marca nos festivais de músicaPublication . Sequeira, Filipa de Lurdes PintoOs festivais de música representam negócios bastante rentáveis e desempenham um papel importante no entretenimento da população, ao qual se alia a vontade generalizada das marcas de oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada e memorável. Tendo em conta a fase de geração de experiências em que nos encontramos, torna-se essencial para a gestão considerar a importância destas no processo de criação de valor. Deste modo, o investimento em experiências diferenciadoras poderá trazer extremos benefícios para todas as marcas. Isto porque consumidores satisfeitos poderão repetir a experiência, aprofundar continuamente a sua relação com a marca, fidelizar-se e talvez até evangelizar-se. Tudo vantagens que as marcas procuram, em especial as dos festivais.
- O perfil do consumidor na procura pelo Turismo de Saúde e Bem-estar e a sua influência na economia e desenvolvimento localPublication . Rocha, Ana Marlene SantosEste trabalho de investigação visa estudar qual o perfil do consumidor que procura o Turismo de Saúde e Bem-estar, e ainda de que forma é que este contribui para a economia e desenvolvimento locais. A área de TSB que irá ser analisada é o termalismo. Atualmente verifica-se uma crescente procura na área do termalismo a nível nacional, em que o tipo de clientes abrange uma vasta faixa etária e são, na generalidade, consumidores com poder de compra. Os clientes são cada vez mais exigentes, quer na procura de informação de qualidade, quer na procura de eficácia nos tratamentos.