DCE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DCE - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 261
Results Per Page
Sort Options
- O Acolhimento e Integração de novos colaboradores: Um estudo numa empresa do Setor AutomóvelPublication . Araújo, Ana Patrícia CarvalhoO processo de Acolhimento e Integração é um tema de crescente interesse para investigadores, estudiosos e gestores das organizações. Com o início de um novo trabalho, o novo colaborador experimenta sentimentos como stress, ansiedade, falta de identificação com a cultura da empresa, chefias ou colegas. Por isso, é um momento marcante na vida de qualquer pessoa. Para o novo colaborador, o acolhimento é essencial porque lhe possibilita a oportunidade de discutir, comentar, esclarecer dúvidas e desenvolver relações. Para a empresa, um eficaz processo de acolhimento e integração traduz-se na identificação do colaborador com os valores e crenças da empresa, na autonomia, satisfação, retenção e compromisso dos novos colaboradores para o trabalho, e consequentemente uma contribuição mais rápida e eficaz.
- Adoção da responsabilidade social nas pequenas e médias empresas do concelho de ValongoPublication . Pinto, Ana RitaAs empresas têm um papel importante na economia de todos os países, por isso é fundamental que sejam defendidos certos valores como a proteção do ambiente, da sociedade, da competitividade e do desenvolvimento sustentável. Recentemente assiste-se a alterações no comportamento das empresas, quer positivo quer negativo. Muitas delas inseriram na sua estratégia ações direcionadas para a sociedade onde estão incluídas, um exemplo é o recurso à responsabilidade social.
- Adoção das Tecnologias do Metaverso pelos ConsumidoresPublication . Mendes, Mário Rafael MachadoEste estudo tem como objetivo investigar os fatores que impactam a adoção das tecnologias do metaverso pelos consumidores, com foco na Realidade Estendida e na tecnologia Blockchain, ambas diretamente relacionadas ao ambiente do Metaverso. A pesquisa envolveu uma amostra com 374 inquiridos, cujo propósito foi analisar os diversos elementos que influenciam a intenção comportamental dos consumidores em relação a essas tecnologias, utilizando osmodelos United Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2) e Technology Acceptance Model 3 (TAM3).
- A adoção de práticas de Inovação Aberta em PortugalPublication . Oliveira, Maria BeatrizNum mercado regido pela competição e pela capacidade de diferenciação, as Organizações têm vindo a mudar a forma de acesso aos recursos. As estratégias tradicionais são progressivamente substituídas por atividades de inovação mais abertas, e atribui-se uma maior importância à estratégia de networking.
- Agências de Viagens e Turismo - Perceções sobre Agências de Viagens e/ou InternetPublication . Barroso, Bárbara Inês CostaO Turismo tem sido um setor em constante crescimento e um impulsionador para a economia de vários países. Sabemos que este engloba diversificadas áreas e, por isso, é tão extenso e tão poderoso, contudo, uma parte importante para que o turismo se desenvolva são as agências de viagens. As mesmas auxiliam os turistas a concretizar as suas viagens de uma forma direta perante os intermediários como companhias aéreas, operadores turísticos, entre outros. Sendo assim, as AVT representam um papel bastante importante perante o turismo, porém as mesmas sofrem com o poder que a internet começou a ganhar e tiveram de se adaptar. Esta dissertação possibilita a reflexão relativamente à importância que as agências de viagens e turismo (AVT) têm sobre a promoção e dinamização de destinos turísticos em relação à internet, ou seja, será possível colocar uma e outra em perspetiva e perceber o que as pessoas pensam sobre cada uma.
- Amor à Marca nos clubes desportivos portuguesesPublication . Sousa, João Marcelo Veloso deNa atualidade, o desporto acompanhou a evolução permanente da sociedade, tornando-se num fenómeno cultural com propensão nas vertentes da saúde, lazer, turismo, relações, moda e inclusão social. Com isto, os clubes sentiram a necessidade de atingir patamares como nunca antes vistos, estabelecendo negócios internacionais para transformar os clubes numa Marca e os adeptos os seus consumidores. A temática do relacionamento dos adeptos com o clube é de extrema importância, visto que as estratégias da gestão dos clubes desportivos tiveram de começar a englobar conceitos como o Amor, para conseguir atrair mais consumidores e aumentar os seus números. Desta forma na revisão da literatura, são apresentadas várias definições, tais como o Valor da Marca e do que se trata o Amor à Marca, interligando com o mundo desportivo. Verificou-se que não existem muitos estudos na área que abordem os clubes portugueses, como os três grandes clubes, Sport Lisboa e Benfica (SLB), Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Portugal (SCP). Assim, esta investigação tem como objetivo estudar os antecedentes do Amor à Marca e as suas possíveis consequências nos adeptos do desporto português.
- Análise aos Parques e Jardins Públicos do Município do PortoPublication . Mota, Ana Isabel dos SantosEste relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Turismo, Património e Desenvolvimento da Universidade da Maia. Foi realizado um estágio curricular na Câmara Municipal do Porto e foi sugerida a análise a um dos roteiros de raiz sobre um dos temas disponíveis, pelo Departamento Municipal de Turismo e Comércio do Porto. O elegido foi o dos Parques e Jardins Públicos do Porto. As principais motivações que levaram à escolha do tema foram o interesse sobre alguns dos projetos sustentáveis que estão ser postos em prática e o facto de a cidade do Porto estar a melhorar as condições dos seus recursos e atrativos naturais e a requalificar outros que merecem especial enfoque. A crescente aglomeração de pessoas nos centros urbanos é, atualmente, um desafio. Os maiores problemas ambientais estão presentes nas cidades, pelo que é urgente promover e proteger as áreas, com a finalidade de recuperar algum do equilíbrio que se foi perdendo ao longo do tempo. Após dois anos de limitações e restrições provocadas pela COVID-19, surge a necessidade de enaltecer os espaços verdes como atrativos, patentes em todos os cantos do Município do Porto e que deverão ser aproveitados, em prol das populações e dos ecossistemas. Através dos resultados da análise espera-se verificar quais as zonas que precisam de ser mais estudadas e apontar alguns aspetos relevantes, tanto positivos como negativos, como forma de contribuir para o melhoramento da gestão dos jardins/parques.
- Análise da influência do estilo de liderança dos treinadores de futebol federado de formação masculina, no rendimento de equipa: Estilos percebido e desejado pelos atletas e auto-perceção dos treinadores.Publication . Lavado, António TavaresA intenção do estudo apresentado nesta dissertação, é a compreensão da influência do estilo de liderança aplicado pelos treinadores de futebol de competição no rendimento das equipas dos escalões de formação, juniores A, B e C masculino. Analisámos o estilo de liderança dos treinadores segundo os atletas, o estilo de liderança preferido pelos atletas e a auto-perceção de liderança do treinador.
- Análise da Relação dos Fatores que Influenciam a Intenção Empreendedora dos Alunos das Ciências EmpresariaisPublication . Leal, Francisco RebeloEste trabalho de investigação identifica diferentes fatores que exercem influência na intenção empreendedora dos alunos de ciências empresariais. Foi desenvolvido um modelo conceptual do estudo com fundamento nas abordagens revistas, incluindo diferentes variáveis independentes, as variáveis de controlo, a variável mediadora e a variável dependente (Intenção Empreendedora), a partir das quais foram formuladas as hipóteses de investigação. Participaram no estudo 302 estudantes de ciências empresariais da Universidade da Maia, inscritos no ano letivo de 2021/2022. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado através do Google Forms. Os resultados permitiram constatar que as quatro hipóteses formuladas foram empiricamente corroboradas com estudos previamente realizados, ou seja, que a “Atitude Pessoal Face ao Empreendedorismo”, a “Motivação Empreendedora” e o “Suporte Educacional” influenciam positivamente a intenção empreendedora dos alunos. Foi também possível concluir que, a “Envolvente Institucional” medeia a relação entre todas as variáveis independentes e a intenção empreendedora. Contribuições, limitações do estudo e novas pistas de investigação são discutidas.