Browsing by Issue Date, starting with "2022-09"
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária de ValongoPublication . Moreira, Daniel Filipe Falcão
- Criação de um Departamento de Scouting na Formação do F.C. Maia LidadorPublication . Monteiro, Tomás da CostaO Scouting é um processo de observação e análise que tem como principal objetivo a recolha do maior número de informações ao nível individual (jogadores) ou coletivo (equipas). Assim sendo, o Scouting divide-se em 2 grandes domínios: o domínio do recrutamento que se baseia na observação de jogadores para a equipa principal ou jogadores para as equipas de formação e o domínio do rendimento que engloba a observação e análise da própria equipa e do adversário. O seguinte projeto foi realizado no âmbito da conclusão do 2º ano de mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto – Gestão do Desporto, no ano letivo 2021/2022, na Universidade da Maia (U.Maia). Para criar um departamento de Scouting na formação do F.C. Maia Lidador, baseando-se no domínio do recrutamento de jogadores para os escalões de formação do clube. O principal objetivo, assenta em criar desenvolver um departamento que o clube tem em falta, de forma a potencializar a organização aqui mencionada. Pretendemos também promover o Scouting e a criação de departamentos de forma sustentável e mostrar que não são necessários grandes investimentos para que um projeto seja viável.
- Análise do grau de integração de fatores ESG na compensação executiva das empresas do Euronext Lisbon no período de 2010/2021: Implicações para a Gestão de Recursos HumanosPublication . Escaleira, Helena AndréA integração de fatores ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla inglesa) apresenta-se enquanto vantagem competitiva positiva, no âmbito do controlo do impacto das empresas na sociedade, na garantia do alinhamento de interesses entre os executivos e a estratégia das Sociedades, bem como para a salvaguarda dos interesses dos Stakeholders. O presente estudo visa a análise do grau de integração de fatores ESG na compensação executiva das principais empresas cotadas na bolsa em Portugal no período de 2010-2021, analisando ainda as implicações do grau de integração dos fatores ESG na compensação executiva para a Gestão de Recursos Humanos.
- A Estimulação Das Habilidades Motoras Fundamentais em Meio Terreste e Aquático - Programa Gym4PETIZPublication . Lopes, Ana Raquel TorresExiste cada vez mais uma grande necessidade de nos adaptarmos às mudanças que surgem nos vários contextos que nos rodeiam. Os desafios aumentam a cada dia que passa, por isso não há nada mais importante do que preparar desde cedo, as crianças para o que lhes será exigido. Na área da atividade e exercício físico, muitas crianças atualmente apresentam uma enorme fragilidade. Para combater essa fragilidade devemos promover uma boa adaptação das crianças e dos bebés a qualquer situação. É muito importante desenvolver nelas, um pensamento inovador e criativo, que vá além do que já existe nelas e que seja flexível a qualquer problema e situação que lhes surja. Assim afigura-se uma extrema importância de utilizar e promover um comportamento saudável a longo prazo relacionado à AF, desenvolvimento das habilidades fundamentais, desenvolvimento motor, isto é, a literacia física na primeira infância no meio terreste e aquático.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Augusto GomesPublication . Lima, João Pedro Fontes
- Dinâmicas familiares de mães imigrantes brasileiras durante a pandemia por Covid-19Publication . Lago, Claudiane RodriguesAs migrantes brasileiras configuram, em Portugal, a tendência da feminização dos movimentos migratórios e fazem parte da maior comunidade estrangeira residente no país (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras [SEF], 2021). As mulheres imigrantes enfrentam a fragilidade dos serviços de apoios aos imigrantes e defrontam-se com fortes obstáculos, como a insegurança financeira, empecilhos no acesso a serviços e mercado de trabalho, discriminação e xenofobias vinda de pessoas da sociedade em geral, agravada pela falta de conhecimento de seus direitos, estando sempre em posição de desvantagem, acentuando a invisibilidade dessas mulheres e reforçando o fosso entre elas e a sociedade portuguesa. Neste sentido, este estudo procurou compreender de que forma a situação pandémica por Covid-19, em particular os confinamentos obrigatórios decretados em resultado da situação de emergência acionada pelo governo português em março de 2020 e janeiro de 2021, influenciaram as dinâmicas familiares de mães brasileiras imigrantes a residir em Portugal.
- Análise da adesão às aulas do Gym4PETIZ e cumprimento das recomendações de Atividade Física em crianças na primeira infância Programa Gym4PETIZ - Physical Exercise for Toddlers and Infants in FamilyPublication . Oliveira, Bruno Neves AmaralFoi aparecendo uma necessidade cada vez maior de nos adaptarmos às mudanças que surgem nos vários contextos que nos rodeiam. Os desafios vão sendo mais constantes e vão aumentando, por isso nada parece mais importante do que preparar desde cedo, as crianças para a versatilidade que lhes será exigida. Na área da atividade e exercício físico é necessário promover uma boa adaptação das crianças a qualquer situação e para isso é primordial desenvolver nelas um pensamento inovador e criativo, uma vez que algumas delas já apresentam fragilidades no modo como lidam com os problemas. Nessa sequência de eventos é importante promover um comportamento saudável a longo prazo relacionado à AF, sedentarismo, competência motora, sendo estes conceitos integrados na literacia física.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Colégio de GaiaPublication . Lemos, Tiago Queiroz
- SUPERVISION IN EMOTION FOCUSED THERAPY: INSIGHTS FROM SECOND-GENERATION EXPERTSPublication . Lima, José Pedro SantosSupervisão tem as suas origens como uma forma de apoio interprofissional espontânea, frequentemente sob a forma de exposições ou discussões de casos entre pares e mentores (Fernández-Alvarez, 2015). Com a passagem do tempo, a supervisão foi estudada e tornou-se numa prática empiricamente suportada, adotada como padrão no treino da prática da psicologia, incluindo no treino e prática de Terapia Focada nas Emoções (TFE). O sucesso do modelo de Terapia Focada nas Emoções veio a levar à procura de supervisão mais abundante e eficaz (Palmer-Olsen et al., 2011).
- Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: um estudo exploratórioPublication . Moreira, Ana Sofia OliveiraA investigação tem sugerido o papel relevante das competências socioemocionais dos/as docentes para conseguirem lidar eficazmente com os desafios associados à sua prática, dado o impacto direto destas competências no seu bem-estar e dos/as alunos/as, e na qualidade das práticas de aprendizagem socioemocional adotadas (e.g., Jennings & Greenberg, 2009; Jones et al., 2013), assim como o papel crucial da sua formação inicial para a promoção dessas competências (e.g., Schonert-Reichl, 2017). Considerando a relevância desta temática e a parca investigação a nível nacional, o presente estudo exploratório teve como objetivos caraterizar e comparar as competências socioemocionais de futuros/as docentes (estudantes de Licenciatura e Mestrado) ao longo da formação inicial e analisar os fatores sociodemográficos e académicos associados às suas competências socioemocionais.