Resumos, posters em volume de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Resumos, posters em volume de atas de encontros científicos nacionais e internacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 61
Results Per Page
Sort Options
- Abstracts presented at International Congress CIDESD 2019Publication . 2019, CIDESD
- Alterações no Comprimento do Passo Durante a Transposição de ObstáculosPublication . Azevedo, Rui; Cardoso, J.; Rodrigues, C.; Albuquerque, A.; Sá, Maria Manuel; Martins, M. Cristina; Teixeira, J.C.; Barroso, M.
- Antecedents of customer retention in Portugal: Case study of the network Solinca Health & Fitness ClubsPublication . Gonçalves, CelinaCustomer retention is critical in the fitness industry because of its impact on the profitability of organizations. For this reason, several studies have focused on understanding and explaining their antecedents. Thus, the objective of this study is to understand the history of retention of fitness members in Portugal and its evolution over the last five years, specifically in the Solinca Health & Fitness Clubs network. The methodology was based on literature review, based on articles on fitness retention in Portugal, published from 2012 to 2017, and peer-reviewed. The research was carried out in the B-on databases and university repositories and included the analysis of titles and keywords of the publications, considering the terms related to fitness retention. In the scope of this research, ten articles were found, of which three were eliminated, prior to 2012. Thus, seven articles were considered in the triage, two PhD theses and thirteen publications of national and international congresses. The results under analysis are related to data from one of the largest fitness networks in Portugal, Solinca Health & Fitness Clubs, and the analysis of this article rests specifically on the retention of customers of this brand of gymnasiums.
- Antecedents of Members Retention in Fitness: Study of Fitness Clubs in PortugalPublication . Gonçalves, Celina
- Avaliação da exposição ao ruído do profissional de educação física: atividade de indoor cyclePublication . Sá, Maria Manuel; Azevedo, Rui; Macedo, Ângela; Machado, Osvaldo
- Avaliação da segurança e da acessibilidade dos espaços gimnodesportivos a pessoas com mobilidade condicionadaPublication . Sá, Maria Manuel; Azevedo, Rui; Machado, Osvaldo; Martins, Maria Cristina; Aguiã, Rita
- O bom professor de Educação Física – A opinião dos alunos do concelho de EsposendePublication . Maranhão, Pedro; Gonçalves, Nathalie; Gonçalves, FranciscoA necessidade de se encontrar um modelo de “bom” professor tem sido ao longo da história uma preocupação constante devido às implicações que poderá ter, não só na formação de professores e na qualidade de ensino como na imagem da função docente. Devido ao facto de existirem inúmeros fatores (humanos, pedagógicos, científicos, culturais, profissionais) que condicionam o trabalho e forma de atuar do professor, a análise científica e a constituição de modelo ideal são difíceis, se não impossíveis. Baseado nesta problemática, o presente estudo pretende desvendar as características que compõem o perfil do "bom professor" a partir da perspetiva dos alunos do 2º e 3º ciclo de um Concelho do Norte litoral de Portugal. Assim, realizou-se um estudo de pesquisa descritiva e natureza quantitativa. Distribuíram-se 1593 questionários por alunos de ambos os sexos, sendo as respostas dadas por estes analisadas posteriormente com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 20 para o Windows. Os resultados obtidos demonstram que a população estudada apresenta características singulares quando comparadas com outros estudos. Contra as expetativas iniciais, os alunos do sexo masculino valorizam mais as Qualidades Humanas e Relacionais do Docente, enquanto os alunos do sexo feminino concedem maior importância às competências e conhecimentos do professor. Verificou-se igualmente que os alunos mais novos preferem um professor mais afetivo.
- O bom professor de Educação Física - Perspetiva dos professores de Educação FísicaPublication . Rodrigues, Fernando; Gonçalves, Nathalie; Gonçalves, FranciscoEsta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil do “Bom Professor de Educação Física na visão de 92 professores de Educação Física pertencentes aos Concelhos de Esposende e Barcelos no ano de 2013. O instrumento utilizado foi um questionário, já validado, constituído por 60 questões fechadas e segundo uma escala de Likert, de zero a cinco onde os inquiridos têm de colocar um “X” na resposta escolhida e também por questões de caráter demográfico. Após a recolha dos dados, procedeu-se à respetiva análise através do software informático SPSS, onde foram identificadas as questões respondidas e os respetivos dados demográficos e as relações entre os fatores técnicos, sócioafetivos e de gestão de aula com o sexo, a idade, os anos de experiência profissional, o grau académico e o local de formação inicial dos inquiridos. Foram realizados o T-Test e ANOVA para comparar as variáveis pretendidas. Quantos aos resultados, verificou-se que para os inquiridos, o bom professor precisa ter afetividade, estar sempre atualizado, ser dinâmico, criativo, comunicativo, exigente, positivo e respeitar as diferenças adaptando as aulas de acordo com as necessidades dos alunos. Consegue que as aulas decorram sem interrupções, com ritmo e consegue fomentar nos jovens um estilo de vida ativo a longo prazo, explicando a importância do Desporto na sociedade. Em jeito de conclusão, conclui-se que com os resultados obtidos, a partir dos inquiridos neste estudo têm uma opinião muito idêntica aos estudos realizados, que indicaram que os professores mais eficazes foram os que proporcionaram maior tempo de empenhamento motor aos alunos, criando um clima favorável e positivo, fornecendo frequentemente informações pertinentes sobre a qualidade da prestação dos seus alunos, o que é acompanhado por uma organização das tarefas que pretendem levar a cabo nas aulas.
- Bullying: Manifestações e implicações na Educação Física e contexto escolarPublication . Pacheco, Daniel; Barros, Irene; Gonçalves, FranciscoAtualmente o bullying é umas das problemáticas mais discutidas no seio da sociedade educativa nacional, não ficando indiferente a quem a visualiza ou presencia. Com o intuito de dar vida e voz a todos aqueles que são vítimas diárias de maus tratos, torna-se indispensável elaborar o perfil de alunos agressores, agredidos e agressores/agredidos em toda a envolvência e conjuntura académica. Este estudo descritivo incidiu sobre os comportamentos de bullying em 408 alunos inquiridos, 211 rapazes e 197 raparigas, do 5º ao 9º ano de escolaridade, através da identificação, definição e caraterização das suas manifestações e implicações em contexto escolar, bem como a nível da Educação Física. A média de idades situou-se nos 12,3 anos, com um desvio padrão de 1,49. Procedeu-se à recolha de dados através da aplicação de um questionário precedentemente validado - adaptação do questionário de Dan Olweus (1989). Os índices de agressividade foram mensuráveis por diferenciação de sexos, comprometendo uma análise minuciosa e pormenorizada a todo o universo populacional. Considerando os resultados obtidos, verificou-se que existem mais alunos agressores masculinos do que femininos, mais alunos agredidos masculinos do que femininos e que as aulas de Educação Física não são propícias a atos deliberados de bullying. O fenómeno incide maioritariamente durante os intervalos, sendo o recreio o local mais propício e vulnerável para a sua ocorrência. Os rapazes assumem um comportamento introvertido, enquanto as raparigas são mais extrovertidas durante o processo de interiorização e exposição do problema. Os agressores são na sua maioria mais velhos, tendo como alvo preferencial alunos - vítimas - mais novos. O nível instrutivo dos pais contribui para uma postura e atitude adequada dos seus filhos em contexto escolar, não sendo causadores ou prevaricadores da problemática em questão.
- Caracterização da aptidão física dos alunos do 1º Ciclo ao Ensino Secundário através da aplicação do protocolo de FitnessgramPublication . Silva, Nelson; Lírio, António; Gonçalves, FranciscoA aptidão física (AptF) definida como a capacidade para realizar trabalho muscular de forma satisfatória assume um papel determinante no quotidiano do individuo. Este estudo pretende caracterizar a AptF dos alunos desde o 1º Ciclo ao ensino secundário através dos testes de Fitnessgram. O estudo foi aplicado a 1497 participantes (768 sexo masculino e 729 do sexo feminino) entre os 6 e 20 anos de idade. Para tratamento estatístico foi aplicado um t-test de amostras independentes. Verificou-se que o teste onde ocorreu um melhor desempenho foi o teste abdominal, no sexo feminino, não existindo qualquer diferença estatisticamente significativa (p>0.05).