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Abstract(s)
A necessidade de se encontrar um modelo de “bom” professor tem sido ao longo da história uma preocupação constante devido às implicações que poderá ter, não só na formação de professores e na qualidade de ensino como na imagem da função docente. Devido ao facto de existirem inúmeros fatores (humanos, pedagógicos, científicos, culturais, profissionais) que condicionam o trabalho e forma de atuar do professor, a análise científica e a constituição de modelo ideal são difíceis, se não impossíveis. Baseado nesta problemática, o presente estudo pretende desvendar as características que compõem o perfil do "bom professor" a partir da perspetiva dos alunos do 2º e 3º ciclo de um Concelho do Norte litoral de Portugal. Assim, realizou-se um estudo de pesquisa descritiva e natureza quantitativa. Distribuíram-se 1593 questionários por alunos de ambos os sexos, sendo as respostas dadas por estes analisadas posteriormente com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 20 para o Windows. Os resultados obtidos demonstram que a população estudada apresenta características singulares quando comparadas com outros estudos. Contra as expetativas iniciais, os alunos do sexo masculino valorizam mais as Qualidades Humanas e Relacionais do Docente, enquanto os alunos do sexo feminino concedem maior importância às competências e conhecimentos do professor. Verificou-se igualmente que os alunos mais novos preferem um professor mais afetivo.
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II Congresso Internacional de Educação Física do ISMAI