Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Bullying: Manifestações e implicações na Educação Física e contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Bullying.pdf85.54 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Atualmente o bullying é umas das problemáticas mais discutidas no seio da sociedade educativa nacional, não ficando indiferente a quem a visualiza ou presencia. Com o intuito de dar vida e voz a todos aqueles que são vítimas diárias de maus tratos, torna-se indispensável elaborar o perfil de alunos agressores, agredidos e agressores/agredidos em toda a envolvência e conjuntura académica. Este estudo descritivo incidiu sobre os comportamentos de bullying em 408 alunos inquiridos, 211 rapazes e 197 raparigas, do 5º ao 9º ano de escolaridade, através da identificação, definição e caraterização das suas manifestações e implicações em contexto escolar, bem como a nível da Educação Física. A média de idades situou-se nos 12,3 anos, com um desvio padrão de 1,49. Procedeu-se à recolha de dados através da aplicação de um questionário precedentemente validado - adaptação do questionário de Dan Olweus (1989). Os índices de agressividade foram mensuráveis por diferenciação de sexos, comprometendo uma análise minuciosa e pormenorizada a todo o universo populacional. Considerando os resultados obtidos, verificou-se que existem mais alunos agressores masculinos do que femininos, mais alunos agredidos masculinos do que femininos e que as aulas de Educação Física não são propícias a atos deliberados de bullying. O fenómeno incide maioritariamente durante os intervalos, sendo o recreio o local mais propício e vulnerável para a sua ocorrência. Os rapazes assumem um comportamento introvertido, enquanto as raparigas são mais extrovertidas durante o processo de interiorização e exposição do problema. Os agressores são na sua maioria mais velhos, tendo como alvo preferencial alunos - vítimas - mais novos. O nível instrutivo dos pais contribui para uma postura e atitude adequada dos seus filhos em contexto escolar, não sendo causadores ou prevaricadores da problemática em questão.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

II Congresso Internacional de Educação Física do ISMAI

CC License