Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-05"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da regulação emocional e envolvimento no trabalho para a melhoria do bem-estar em contexto educativoPublication . Teixeira, Andreia Filipa BrandãoA investigação tem evidenciado o papel crucial que os/as docentes têm no bom funcionamento e, consequente, sucesso do sistema educativo (Dreer & Gouasé, 2021). Não obstante o reconhecimento da importância do bem-estar de outros/as profissionais do contexto educativo, que não docentes, para o sucesso educativo e qualidade dos contextos escolares, parecem existir poucos estudos focados nestes elementos (Cann et al., 2022). Deste modo, o presente estudo teve como principais objetivos: (i) descrever e comparar os níveis de bem-estar emocional, psicológico e social de agentes educativos/as a desempenhar funções em escolas; (ii) analisar as relações entre os níveis de bem-estar e (a) as características sociodemográficas; (b) as estratégias de regulação emocional e, (c) envolvimento no trabalho; (iii) explorar preditores dos níveis de bem estar, nomeadamente ao nível das características sociodemográficas dos/as agentes educativos/as, das suas estratégias de regulação emocional e do seu envolvimento no trabalho.
