Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da regulação emocional e envolvimento no trabalho para a melhoria do bem-estar em contexto educativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
29337 - ANDREIA FILIPA BRANDÃO TEIXEIRA.pdf902.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação tem evidenciado o papel crucial que os/as docentes têm no bom funcionamento e, consequente, sucesso do sistema educativo (Dreer & Gouasé, 2021). Não obstante o reconhecimento da importância do bem-estar de outros/as profissionais do contexto educativo, que não docentes, para o sucesso educativo e qualidade dos contextos escolares, parecem existir poucos estudos focados nestes elementos (Cann et al., 2022). Deste modo, o presente estudo teve como principais objetivos: (i) descrever e comparar os níveis de bem-estar emocional, psicológico e social de agentes educativos/as a desempenhar funções em escolas; (ii) analisar as relações entre os níveis de bem-estar e (a) as características sociodemográficas; (b) as estratégias de regulação emocional e, (c) envolvimento no trabalho; (iii) explorar preditores dos níveis de bem estar, nomeadamente ao nível das características sociodemográficas dos/as agentes educativos/as, das suas estratégias de regulação emocional e do seu envolvimento no trabalho.

Description

Keywords

Bem-estar Agentes educativos Estratégias de autorregulação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence