Browsing by Issue Date, starting with "2024-10"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A Rede Semântica do Discurso de Ódio na InternetPublication . Andradez, Jessica Sofia NetoAs redes sociais são veículos de difusão de opiniões, plataformas com perfis variáveis que servem também de local para disseminação de discursos de ódio. É fundamental que sejam criadas ferramentas para identificar, controlar, bloquear, filtrar e remover estas publicações de forma automática, na comunicação mediada por computador. O objetivo desta dissertação é caracterizar as propriedades psicolinguísticas do discurso de ódio através de um método de análise das redes semânticas, distinguindo-o de outros tipos de discurso
- A relação entre Psicopatia primária e secundária e medos biologicamente preparados e não preparadosPublication . Costa, Iara Joelma RodriguesA psicopatia é caraterizada por um conjunto de traços de personalidade associados à impulsividade, agressividade, manipulação, ausência de empatia, ausência de culpa e remorsos e insensibilidade e está fortemente ligada a comportamentos antissociais. Alguns estudos sugerem que indivíduos que apresentam traços de psicopatia evidenciam uma resposta emocional atenuada relativamente ao medo. Apesar dos avanços na compreensão da psicopatia, a relação entre esta e os medos biologicamente preparados e não preparados ainda não é totalmente conhecida. O presente estudo explora a temática da relação entre a psicopatia primária e secundária e os medos biologicamente preparados e não preparados
- A Importância da Educação Financeira para a Sustentabilidade das Micro, Pequenas e Médias Empresas em Cabo Verde: o caso de Santa Catarina de SantiagoPublication . Horta, Ana Mafalda MonteiroEste trabalho destaca a importância da Educação Financeira para a sustentabilidade do micro, pequenas e médias empresas em Cabo Verde, mas concretamente na Santa Catarina - Santiago. A educação financeira é uma ferramenta extremamente essencial para o sucesso empresarial, pois é um processo que ensina os empresários a tomar decisões inteligentes sobre dinheiro, como gastá-lo e pedir empréstimos e é essencial para a sustentabilidade e o crescimento empresarial. As micro, pequenas e médias empresas (MPME’s) desempenham um papel fundamental na economia de Cabo Verde, gerando emprego e impulsionando o crescimento econômico local. Através de uma metodologia baseada em questionários aplicados aos gestores, os resultados mostraram que a maioria dos gestores reconhece a importância do planejamento e controle financeiro, mas poucos têm conhecimento sólido em educação financeira.
- O papel das competências de autorregulação na minimização dos níveis de stress académico e ansiedade em alunos do 3º ciclo do ensino básicoPublication . Moura, Marisa OliveiraO processo de ensino- aprendizagem é um processo complexo que põe o/a aluno/a constantemente à prova. Através do uso das competências de autorregulação, o/a aluno/a torna-se mais capaz de enfrentar as adversidades que surgem no ambiente escolar. Este ambiente muitas vezes exige por parte de quem o vive uma modificação do seu comportamento de forma a se adaptar ou não. Surgem, por conta desse processo de adaptação, situações externas ao indivíduo que culminam em sintomas de ansiedade ou stress. É recorrendo às suas competências de autorregulação que o indivíduo ultrapassa essas adversidades, conseguindo com estas modificar a forma como olha para a situação minimizando os efeitos negativos que dela advém. Este estudo tem como objetivo principal analisar o papel das competências de autorregulação na minimização dos níveis de stress académico e ansiedade de alunos do 3º ciclo ensino básico (CEB). De forma a atingir os objetivos foram aplicados a Escala de Stresse Académico (EEA), a Escala de Ansiedade Geral (GAD-7) e a Escala de Autocontrolo e Autorregulação (EAA) a uma amostra de 219 jovens, com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, do 3º CEB. Os resultados apontam no sentido de as competências de autorregulação predizerem baixos níveis de stress e que há diferenças no género quando analisamos a ansiedade.
- Fluência de leitura no 5.º ano de escolaridade: caracterização e avaliação dos efeitos de um programa de intervençãoPublication . Amorim, Ana Rita da Cunha Pinho NoitesAs dificuldades na aprendizagem da leitura afetam significativamente o desempenho académico dos alunos, daí a sua identificação e intervenção atempadas serem essenciais. Estas dificuldades podem persistir ou emergir em anos mais avançados, destacando a necessidade de intervenções específicas para alunos mais velhos. Neste enquadramento foram organizados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivos identificar alunos do 5.º ano de escolaridade em risco ou com dificuldades na leitura, bem como caracterizar o perfil de desempenho na leitura de alunos do 5.º ano identificados em risco ou com dificuldades na leitura. Participaram no estudo 67 alunos do 5.º ano sujeitos anteriormente a um rastreio universal. Recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Teste de Leitura de Palavras – TLP (Viana et al., 2014) e ao Teste de Avaliação da Fluência – TAF (Rodrigues et al., 2022). Os resultados revelaram um perfil de desempenho na leitura heterogéneo.
