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Abstract(s)
A literatura tem demonstrado nas últimas décadas resultados positivos na promoção de competências socioemocionais de crianças e jovens em contexto educativo através de programas de aprendizagem socioemocional (ASE) na medida em que estes potenciam essas mesmas competências, reduzem problemas de comportamento e melhoram o ambiente escolar. Nesta investigação analisou-se a eficácia de um programa ASE, de caráter universal, o SER+, ao nível da qualidade das relações entre pares, do ajustamento psicológico e clima de sala de aula. Este estudo quantitativo, multi-informante e quase-experimental contemplou dois momentos de avaliação (pré e pós-teste). Participaram 194 discentes do 6º ano de escolaridade (Midade = 10.96, DP = 0.50): 154 do grupo experimental e 40 do grupo de controlo, respetivos encarregados de educação (n = 194) e 41 docentes: 29 do grupo experimental e 12 do grupo de controlo. Os instrumentos utilizados foram Classroom Peer Context Questionnaire para os discentes, o Strengths and Difficulties Questionnaire para os encarregados de educação e o My Class Inventory - Short Form para os docentes. Foram ainda recolhidos dados sociodemográficos através de um questionário.
Description
Keywords
Aprendizagem socioemocional Clima de sala de aula Ajustamento psicológico
