Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprendizagem Socioemocional em Contexto Educativo: Estudo de Eficácia de um Programa de Intervenção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
42186 - Isabel Vasconcelos Pala.pdf933.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A literatura tem demonstrado nas últimas décadas resultados positivos na promoção de competências socioemocionais de crianças e jovens em contexto educativo através de programas de aprendizagem socioemocional (ASE) na medida em que estes potenciam essas mesmas competências, reduzem problemas de comportamento e melhoram o ambiente escolar. Nesta investigação analisou-se a eficácia de um programa ASE, de caráter universal, o SER+, ao nível da qualidade das relações entre pares, do ajustamento psicológico e clima de sala de aula. Este estudo quantitativo, multi-informante e quase-experimental contemplou dois momentos de avaliação (pré e pós-teste). Participaram 194 discentes do 6º ano de escolaridade (Midade = 10.96, DP = 0.50): 154 do grupo experimental e 40 do grupo de controlo, respetivos encarregados de educação (n = 194) e 41 docentes: 29 do grupo experimental e 12 do grupo de controlo. Os instrumentos utilizados foram Classroom Peer Context Questionnaire para os discentes, o Strengths and Difficulties Questionnaire para os encarregados de educação e o My Class Inventory - Short Form para os docentes. Foram ainda recolhidos dados sociodemográficos através de um questionário.

Description

Keywords

Aprendizagem socioemocional Clima de sala de aula Ajustamento psicológico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence