Browsing by Issue Date, starting with "2021-03"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão SistemáticaPublication . Rebelo, Gabriela SousaO construto do brincar carece de uma definição universal consensual pela complexidade que lhe é inerente. É particularmente na infância que o brincar assume um cariz basilar para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, físicas e da linguagem. Mostra-se, portanto, pertinente a investigação do brincar em idade pré-escolar, procurando identificar fatores preditores do desenvolvimento e métodos de avaliar as componentes específicas que constituem as diferentes dimensões do brincar. A avaliação sistemática do brincar em idade pré-escolar, através da utilização de instrumentos válidos e confiáveis, sustentam a construção de programas de intervenção que potenciam o desenvolvimento integral da criança. Apesar do interesse percebido, mais recentemente, neste âmbito, continua a ser evidente a escassez de instrumentos de avaliação do brincar validados para a população em idade precoce.
- Perceção de aceitação-rejeição por parte do professor e Autoeficácia AcadémicaPublication . Alves, Vitor Manuel LealSabemos da literatura científica que os/as professores/as que cultivam a qualidade das relações interpessoais em contexto escolar, promovem a autonomia e interesses dos/as alunos/as, proporcionando aos/às estudantes oportunidades para a tomada de decisão, de forma a valorizar as suas opiniões (Weinstein et al., 2003). No entanto, considera-se importante aprofundar as dimensões que poderão estar implicadas nesta associação, de forma a permitir que psicólogos escolares e agentes educativos possam saber quais as áreas de intervenção psicológica e educativa onde devem focar a sua atenção, de forma a capitalizar os potenciais que a referida associação tem para o desenvolvimento de crianças e jovens em idade escolar.
- Voluntariado Universitário Motivação e Disponibilidade para o Envolvimento em ProjetosPublication . Ribeiro, Ana Catarina VieiraDesta forma a presente dissertação tem como objetivos, perceber quais os motivos que levam as pessoas a envolverem-se em atividades de voluntariado e se existe ligação entre as dimensões motivacionais avaliadas tendo em conta o género, o estado civil, estar ou não numa relação amorosa e a presença de filhos. Quais as condições preferências para praticar o voluntariado. Perceber quais as motivações que as pessoas que não querem praticar voluntariado têm e se as pessoas estariam dispostas a participar num projeto de voluntariado universitário.
- Nosographic and Comorbidity Structure, and Etiopathogenic Trajectories of Posttraumatic Stress Disorder An Approach Based on Complex Psychological NetworksPublication . Ferreira, Filipa Isabel PimpãoA Perturbação de Stress Pós-Traumático é uma perturbação mental complexa e com uma elevada comorbilidade. Esta condição está associada a uma deterioração severa no funcionamento dos indivíduos, a inúmeros problemas psicossociais e tentativas de suicídio. Estas implicações estendem-se a idades precoces. A eficácia dos tratamentos é insatisfatória com um elevado número de indivíduos a continuar a demonstrar sintomas e com uma elevada probabilidade de desenvolver outras perturbações mentais, como psicose. A estrutura nosográfica permanece amplamente desconhecida, bem como as suas trajetórias etiopatogénicas.
- A perceção da aceitação-rejeição pelas figuras significativas e a adaptabilidade vocacional de adolescentesPublication . Pinto, Ana Rita MirandaPerceber se a qualidade das relações entre adolescentes, figuras parentais e professores/as, nomeadamente em termos da expressão de carinho, se associa à adaptabilidade vocacional e construção de carreira dos/as estudantes, assim como se a adaptabilidade vocacional se relaciona com as dimensões chave do ajustamento psicológico, são as duas metas desta investigação. Com base na Teoria da Aceitação Rejeição Interpessoal (IPARTheory) (Rohner, 2016) e na Teoria da Construção de Carreira (Life Designing) (Savickas et al., 2009), o presente estudo pretende, então, analisar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição das figuras significativas e a adaptabilidade vocacional dos/as adolescentes