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Advisor(s)
Abstract(s)
O acolhimento familiar constitui, na maioria dos países ocidentais, a primeira e a mais
expressiva resposta de colocação de crianças que são retiradas às suas famílias
biológicas, proporcionando-lhes um contexto familiar estável, decisivo para o seu
processo de desenvolvimento. Neste processo ganha especial importância o contacto
com as famílias de origem, quando daí não resulte qualquer dano para a criança, de
forma a mitigar sentimentos de abandono e de rejeição e preparar a reunificação
familiar, se tal for possível e desejável. Em Portugal, o acolhimento familiar encontrase
institucionalizado desde a década de setenta do século passado e constitui-se
como uma medida residual, verificando-se inclusivamente um decréscimo da aplicação
da medida nos últimos anos.
Esta comunicação tem como objetivo contextualizar brevemente esta medida de
proteção à infância e apresentar os contornos metodológicos, bem como os primeiros
resultados, do Projeto de Investigação “O Contacto no acolhimento familiar: padrões,
resultados e modelos de gestão”. É necessário construir conhecimento acerca do
contacto entre famílias e crianças em acolhimento familiar, nomeadamente ao nível da
identificação dos autores das visitas, dos locais onde ocorrem, da determinação da
sua frequência e das reações emocionais e comportamentais da criança após as
visitas. Mas este conhecimento deverá ser útil ao desenvolvimento dos sujeitos,
resultando dele a transformação dos contextos mais vulneráveis e ficando disponível
para a avaliação da medida do acolhimento familiar.
Description
Keywords
acolhimento familiar Contacto Família de origem Família de acolhimento
Citation
Bertão, A., Ferreira, M., Oliveira, J., & Carvalho, J. M. S. (2014). O Contacto no Acolhimento Familiar: Novelos do passado, linhas do presente, laços do futuro. In P. Delgado, S. Barros, C. Serrão, S. Veiga, T. Martins, A. J. Guedes, F. Diogo & M. J. Araújo (Eds.), Pedagogia/Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação (pp. 203-209). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.