Publication
Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: um estudo exploratório
dc.contributor.author | Moreira, Ana Sofia Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-10-13T11:03:51Z | |
dc.date.available | 2023-10-13T11:03:51Z | |
dc.date.issued | 2022-09 | |
dc.description.abstract | A investigação tem sugerido o papel relevante das competências socioemocionais dos/as docentes para conseguirem lidar eficazmente com os desafios associados à sua prática, dado o impacto direto destas competências no seu bem-estar e dos/as alunos/as, e na qualidade das práticas de aprendizagem socioemocional adotadas (e.g., Jennings & Greenberg, 2009; Jones et al., 2013), assim como o papel crucial da sua formação inicial para a promoção dessas competências (e.g., Schonert-Reichl, 2017). Considerando a relevância desta temática e a parca investigação a nível nacional, o presente estudo exploratório teve como objetivos caraterizar e comparar as competências socioemocionais de futuros/as docentes (estudantes de Licenciatura e Mestrado) ao longo da formação inicial e analisar os fatores sociodemográficos e académicos associados às suas competências socioemocionais. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/2239 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Competências socioemocionais | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem socioemocional | pt_PT |
dc.title | Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: um estudo exploratório | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |