Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: um estudo exploratório

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Moreira_33072.pdf558.05 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação tem sugerido o papel relevante das competências socioemocionais dos/as docentes para conseguirem lidar eficazmente com os desafios associados à sua prática, dado o impacto direto destas competências no seu bem-estar e dos/as alunos/as, e na qualidade das práticas de aprendizagem socioemocional adotadas (e.g., Jennings & Greenberg, 2009; Jones et al., 2013), assim como o papel crucial da sua formação inicial para a promoção dessas competências (e.g., Schonert-Reichl, 2017). Considerando a relevância desta temática e a parca investigação a nível nacional, o presente estudo exploratório teve como objetivos caraterizar e comparar as competências socioemocionais de futuros/as docentes (estudantes de Licenciatura e Mestrado) ao longo da formação inicial e analisar os fatores sociodemográficos e académicos associados às suas competências socioemocionais.

Description

Keywords

Competências socioemocionais Aprendizagem socioemocional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License