Publication
O papel da regulação emocional e envolvimento no trabalho para a melhoria do bem-estar em contexto educativo
| dc.contributor.author | Teixeira, Andreia Filipa Brandão | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T16:31:46Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T16:31:46Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-05 | |
| dc.description.abstract | A investigação tem evidenciado o papel crucial que os/as docentes têm no bom funcionamento e, consequente, sucesso do sistema educativo (Dreer & Gouasé, 2021). Não obstante o reconhecimento da importância do bem-estar de outros/as profissionais do contexto educativo, que não docentes, para o sucesso educativo e qualidade dos contextos escolares, parecem existir poucos estudos focados nestes elementos (Cann et al., 2022). Deste modo, o presente estudo teve como principais objetivos: (i) descrever e comparar os níveis de bem-estar emocional, psicológico e social de agentes educativos/as a desempenhar funções em escolas; (ii) analisar as relações entre os níveis de bem-estar e (a) as características sociodemográficas; (b) as estratégias de regulação emocional e, (c) envolvimento no trabalho; (iii) explorar preditores dos níveis de bem estar, nomeadamente ao nível das características sociodemográficas dos/as agentes educativos/as, das suas estratégias de regulação emocional e do seu envolvimento no trabalho. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/2755 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | n/a | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Bem-estar | |
| dc.subject | Agentes educativos | |
| dc.subject | Estratégias de autorregulação | |
| dc.title | O papel da regulação emocional e envolvimento no trabalho para a melhoria do bem-estar em contexto educativo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 |
