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Crianças e jovens com estatuto de refugiado/a nas escolas em Portugal: Práticas de inclusão de psicólogos/as escolares
| dc.contributor.author | Barbosa, Mónica Elisabete Araújo | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T17:03:02Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T17:03:02Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-02 | |
| dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a educação inclusiva tem se assumido como uma prioridade nos sistemas educativos a nível mundial, reconhecida como um direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade. A construção de uma escola inclusiva é um desafio dos/as psicólogos/as escolares, especialmente, nas suas práticas com comunidades mais vulneráveis à marginalização ou exclusão, como crianças e jovens refugiados/as. Diante disso, torna-se essencial compreender as práticas e experiências dos/as psicólogos/as escolares na inclusão destas crianças e jovens na comunidade. Neste sentido, o presente estudo teve como principal objetivo explorar as práticas e experiências dos/as psicólogos/as que exercem funções no contexto escolar no processo de inclusão de crianças e jovens refugiados/as ou requerentes de asilo. O estudo assumiu uma natureza qualitativa. Participaram no estudo três psicólogos/as escolares a exercer funções em escolas públicas em Portugal e com experiência profissional com crianças e jovens refugiados/as. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/2761 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | n/a | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Refugiados | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Psicólogos/as escolares | |
| dc.title | Crianças e jovens com estatuto de refugiado/a nas escolas em Portugal: Práticas de inclusão de psicólogos/as escolares | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 |
