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Abstract(s)
A interculturalidade das equipas de operários da construção civil, em Portugal, onde a elevada escassez de mão-de-obra qualificada conduziu à contratação de trabalhadores imigrantes, obriga a uma gestão intercultural das mesmas. Para uma gestão intercultural eficaz, é essencial que as chefias possuam um conjunto de competências-chave. Este estudo teve como objetivo identificar as competências que as chefias devem deter para uma gestão eficaz de equipas multiculturais de operários da construção civil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a onze chefes de equipa de operários de uma empresa do setor. Os resultados confirmaram as sete competências que os líderes devem deter para gerir a diversidade de forma eficaz, nomeadamente: Autoconsciência, Valorização da dimensão cultural, Empatia e participação, Respeito e tolerância, Comunicação, Conhecimento multicultural e Liderança. Com base neste estudo, poderão ser concebidos programas de acolhimento e formação, com vista ao desenvolvimento de competências das chefias para a gestão intercultural das equipas.
Description
Keywords
Gestão intercultural Competências para a gestão de equipas multiculturais Construção civil
