Repository logo
 
Publication

Fluência de leitura no 5.º ano de escolaridade: caracterização e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção

dc.contributor.authorAmorim, Ana Rita da Cunha Pinho Noites
dc.date.accessioned2025-11-11T16:20:03Z
dc.date.available2025-11-11T16:20:03Z
dc.date.issued2024-10-31
dc.description.abstractAs dificuldades na aprendizagem da leitura afetam significativamente o desempenho académico dos alunos, daí a sua identificação e intervenção atempadas serem essenciais. Estas dificuldades podem persistir ou emergir em anos mais avançados, destacando a necessidade de intervenções específicas para alunos mais velhos. Neste enquadramento foram organizados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivos identificar alunos do 5.º ano de escolaridade em risco ou com dificuldades na leitura, bem como caracterizar o perfil de desempenho na leitura de alunos do 5.º ano identificados em risco ou com dificuldades na leitura. Participaram no estudo 67 alunos do 5.º ano sujeitos anteriormente a um rastreio universal. Recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Teste de Leitura de Palavras – TLP (Viana et al., 2014) e ao Teste de Avaliação da Fluência – TAF (Rodrigues et al., 2022). Os resultados revelaram um perfil de desempenho na leitura heterogéneo.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.24/2754
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.rights.uriN/A
dc.subjectFluência de leitura
dc.subjectDificuldades na aprendizagem da leitura
dc.subjectIntervenção
dc.titleFluência de leitura no 5.º ano de escolaridade: caracterização e avaliação dos efeitos de um programa de intervençãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8175 - ANA RITA DA CUNHA PINHO NOITES AMORIM.pdf
Size:
754.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: