Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fluência de leitura no 5.º ano de escolaridade: caracterização e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
8175 - ANA RITA DA CUNHA PINHO NOITES AMORIM.pdf754.18 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As dificuldades na aprendizagem da leitura afetam significativamente o desempenho académico dos alunos, daí a sua identificação e intervenção atempadas serem essenciais. Estas dificuldades podem persistir ou emergir em anos mais avançados, destacando a necessidade de intervenções específicas para alunos mais velhos. Neste enquadramento foram organizados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivos identificar alunos do 5.º ano de escolaridade em risco ou com dificuldades na leitura, bem como caracterizar o perfil de desempenho na leitura de alunos do 5.º ano identificados em risco ou com dificuldades na leitura. Participaram no estudo 67 alunos do 5.º ano sujeitos anteriormente a um rastreio universal. Recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Teste de Leitura de Palavras – TLP (Viana et al., 2014) e ao Teste de Avaliação da Fluência – TAF (Rodrigues et al., 2022). Os resultados revelaram um perfil de desempenho na leitura heterogéneo.

Description

Keywords

Fluência de leitura Dificuldades na aprendizagem da leitura Intervenção

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence