Artigos em Revistas Indexadas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Artigos em Revistas Indexadas by Subject "cinema"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O espetador: da plateia a sujeito da obra de artePublication . Nunes, Maria FátimaO filme é um objeto, um mero produto até ao momento do encontro entre as imagens, o espetador e a tecnologia de reprodução. É então que ganha vida na mente do espetador. Desde as primeiras projeções do cinematógrafo até aos nossos dias a afirmação “perguntamos a nós próprios se somos simples espectadores, ou atores de cenas de tão espantoso realismo” (Morin 2008, 152) que H. de Parville proferiu depois da experiência da sessão de 28 de dezembro de 1895, reatualizou-se plenamente no filme de Abbas Kiarostami, Shirin (2008), onde o espetador observa o espetador enquanto ator da única cena que é visível no ecrã. Neste texto pretendo refletir sobre a passagem do espetador na plateia ao espetador enquanto sujeito da obra de arte.
- Narratives of the Portuguese Diaspora: Life, Literature, CinemaPublication . Padrão, Maria Helena; Vieira, Célia; Rio Novo, IsabelThis project aims to understand the contexts of life of the people involved in this process (rupture, integration, opportunities, etc.) and, in parallel, study the literary and filmic fiction whose subject is the Portuguese diaspora, seeking to draw analogies and differences between the lived stories and fictional stories. Literature and film as the real modelling elements often have an anticipatory nature and therefore also instructive. "The fictional (...) works rather as a means of making imagery affordable to experience outside of their pragmatic function. The open spaces of pretence, the fictional compels the imagination to take one way, while at the same time, acts as a medium for its manifestation "(Iser, 1993).
- A «viagem» de sucesso de Tsou Poe TsingPublication . Nunes, Maria FátimaPretendo refletir sobre a viagem da China para Portugal empreendida por Tsou Poe Tsing, um dos imigrantes pioneiros de origem chinesa que chegou ao Porto, nos anos 1920. Contudo, como a viagem foi apenas o início da mudança de vida de Tsing, que constituiu um exemplo para a pequeníssima comunidade chinesa em Portugal, proponho-me narrar a sua história de vida, desde a viagem, à inserção na sociedade de acolhimento, à mobilidade social. Basear-me-ei em palavras e imagens da memória de um dos seus filhos, Fernando Tsou, fixadas no documentário Pioneiros, palavras e imagens da memória, e ainda em outras vozes de pessoas que o conheceram, outros textos, outras imagens que serão um contraponto à informação recolhida no trabalho de campo.