Browsing by Issue Date, starting with "2022-10"
Now showing 1 - 10 of 76
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto do Mobbing e dos Riscos Psicossociais nos Operadores de Caixa e Vendedores de LojaPublication . Sampaio, Filipa Maria BarrosO mobbing é um ato de violência/agressão psicológica que condiciona as relações interpessoais e causa consequências tanto a nível pessoal como organizacional, influenciando negativamente o bem-estar mental, físico e social das vítimas. Os riscos psicossociais surgem tanto da interação da organização e da gestão do trabalho, como do mau ambiente social que também provoca consequências psicológicas, físicas e sociais. O objetivo deste estudo foi compreender melhor a que riscos psicossociais e comportamentos de mobbing estão sujeitos os operadores/as de caixa e vendedores/as de loja no seu dia-a-dia. A amostra é composta por 105 trabalhadores e foi utilizada uma metodologia de investigação de natureza quantitativa. Os resultados obtidos não apresentaram evidências que as variáveis estudadas sejam capazes de produzirem riscos psicossociais ou mobbing nos vendedores/operadores/as de loja.
- Prevalência dos padrões de movimento de 24 horas e a relação com o apoio parental para a atividade física em crianças na 1ª infância. Programa Gym4PETIZ - Physical Exercise for Toddlers and Infants in FamilyPublication . Maior, Ingrid Simões SoutoO movimento de 24 horas inclui a atividade física (AF), o comportamento sedentário (CS) e o sono. Em 2019 a World Health Organization (WHO) publicou recomendações para estes comportamentos para crianças com menos de 5 anos. O apoio parental (AP) é parte fundamental na facilitação do cumprimento das recomendações. Os objetivos do estudo foram caracterizar a prevalência dos padrões de movimento de 24 horas e verificar a relação do AP para a AF de crianças na 1ª infância. A amostra é composta por 62 bebés e crianças com idades entre 1 e 5 anos, sendo 59,7% do género masculino e 40,3% feminino. A AF e tempo sedentário (TS) foram analisados através de acelerómetros, o sono foi avaliado através do diário de AF e o AP foi avaliado através de questionário. Os procedimentos estatísticos foram realizados através do SPPS, onde foram realizadas análises descritiva e de frequência e a correlação de Pearson.
- Estudo Controlado sobre a utilização das Tarefas de Focalização em grupo à distânciaPublication . Cunha, Miguel Teixeira Correia daO presente estudo pretendeu analisar a execução da Tarefa de Criar um Espaço e da Tarefa de Focalização, que integram a Terapia Focada nas Emoções, com o intuito de dar resposta à dificuldade no acesso e contacto com as emoções, assim como, na falta de Clareza Emocional, junto de uma população com um baixo nível de sintomas de problemas clínicos e de saúde mental. Posto isto, os objetivos do estudo passam pela tentativa de compreender os efeitos obtidos no âmbito da clareza emocional e de outras varáveis da saúde mental, após a aplicação das Tarefas de Criar um Espaço e de Focalização, ao longo de uma intervenção breve à distância. E, ainda, conhecer o feedback espontâneo dos participantes em relação à intervenção realizada
- Dificuldades de regulação emocional e funcionamento sexual: sua relação numa amostra de casais portuguesesPublication . Sousa, Joana Filipa Vieira deA díade é fortemente influenciada pela sua interação. A literatura indica que a regulação emocional do casal poderá ser um fator protetor da qualidade da relação, assim como o relacionamento sexual poderá fortalecer os laços relacionais. Neste sentido, desenvolveuse a presente investigação de forma a compreender a correlação entre as dificuldades de regulação emocional e o funcionamento sexual numa amostra de casais portugueses.
- Violência Sexual Através de Meios Digitais: Prevalência e Caracterização da VitimaçãoPublication . Silva, Rui José AndradeA violência sexual através dos meios digitais é um tema atual, bastante debatido, o que tem contribuído para a melhor compreensão deste fenómeno que afeta uma parte significativa da população mundial e, em particular, os mais jovens. A presente dissertação permite um melhor entendimento desta problemática no contexto nacional, através de um estudo quantitativo que tem por objetivos: analisar as características de cada um dos domínios avaliados pela Escala Technology Facilitated Sexual Violence Victimization e caracterizar e comparar os grupos de vítimas e de não vítimas em relação às variáveis sociodemográficas avaliadas e à utilização da tecnologia.
- A eficiência da intervenção Psicológica em Grupo no LutoPublication . Leitão, Eva Maria MachadoO luto carateriza-se por uma das experiências mais dolorosas vivenciadas pelo ser humano, na qual há normalmente um período de elevado stress, frequentemente associado sentimentos de culpa, arrependimento, solidão, e a outras reações físicas e psicológicas. No presente estudo pretende-se compreender a eficiência de uma intervenção psicológica de grupo no luto prolongado, no contexto de perda de conjugues, progenitores e filhos. Considerando o objetivo acima referido, a presente investigação alicerçou-se numa metodologia quantitativa. Foram aplicados questionários aos sete participantes, antes e depois da realização de sete sessões de grupo de intervenção psicoterapêutica no luto.
- Qualidade de vida, estratégias de coping e esperança em mulheres com cancro da mamaPublication . Valente, Ana Rita Jesus ReisO cancro mais comum entre as mulheres é o cancro da mama, provocando momentos de angústia e incertezas e o seu tratamento pode ser bastante debilitante para os pacientes, colocando em causa a sua qualidade de vida. Importa compreender as estratégias de coping apropriadas para assegurar o seu bem-estar. A esperança nesta população tem-se revelado importante para se projetarem no futuro de forma positiva. Isto sugere que a esperança poderá estar associada à qualidade de vida de mulheres com cancro da mama. Neste sentido, o presente estudo apresenta como objetivo geral estudar a relação entre a qualidade de vida, com as estratégias de coping e com a esperança em mulheres com cancro da mama.
- Relação entre a Inteligência Emocional e os Níveis de Ansiedade e Depressão em Jovens Institucionalizados e não InstitucionalizadosPublication . Cordeiro, Letícia RamosA inteligência emocional, sendo resultado do conjunto de competências emocionais e sociais, pode funcionar como um fator de proteção para diversas patologias mentais, tais como a ansiedade e depressão. O presente estudo consiste num estudo exploratório e tem como objetivos comparar os níveis de IE, depressão e ansiedade em jovens institucionalizados e não institucionalizados. Pretende, ainda, avaliar e comparar a relação entre IE e a ansiedade e depressão em ambos os grupos.
- O Impacto da Música Cabo-Verdiana na Promoção da Marca Cabo VerdePublication . Pereira, Silvana Indira GomesCabo Verde é um arquipélago de dez ilhas, sendo uma não habitada, muito conhecido pelo seu turismo, por vezes os turistas são cativos a visitar o país devido às suas belas praias, e verão o ano todo, sobretudo nas ilhas de Sal e Boa Vista, mas também pelo turismo das montanhas e de naturezas nas ilhas de Santo Antão e Santiago. O estudo quis perceber a influência da música no processo de tomada de decisão de visita, foram abordados os turistas e potenciais turistas portugueses, foi confirmado que entre os inqueridos a maioria que corresponde a mais de 50% não conhecem o país, e nesse número, todos pretendem um dia visitar. Porém o estudo revela que a música é um potencial turístico de Cabo Verde, claramente a precisar de mais investimentos, e maioríssima divulgação.
- PRODUTIVIDADE E BEM-ESTAR EM TELETRABALHO: Estudo qualitativo com Operadores de Contact CenterPublication . Pereira, Sílvia dos SantosA função do operador de contact center encontra-se frequentemente relacionada ao desgaste emocional. Tal facto conduz, per se, um impacto negativo nas relações entre os clientes e a empresa, prestadora de serviços. Com a crise sanitária global da covid-19, muitos trabalhadores, incluídos os operadores de contact centers dos mais diversos segmentos, foram conduzidos ao teletrabalho. Dentre as mais diversas modalidades de teletrabalho, o modelo estudado e desenvolvido durante essa pesquisa foi o denominado teletrabalho no domicílio, ou seja, aquele realizado na casa do trabalhador. Com tantos operadores a trabalhar a partir de casa levou-nos a questionamentos acerca da qualidade de vida nessa conjuntura. O presente estudo empírico vem, além de completar uma lacuna existente na literatura a respeito do tema, trazer perceções sobre o ofício desenvolvido nos contact centers, conceituações relacionadas produtividade, bem-estar e teletrabalho. Através de uma abordagem qualitativa foram realizadas catorze entrevistas semiestruturadas a operadores de contact center, no setor das telecomunicações, com experiência em teletrabalho, cuja função principal é o atendimento de chamadas e resolução de questões gerais, assim como dúvidas relativas a faturação e melhoria de produtos e serviços.