Publication
Atitudes de professores/as face à inclusão: papel de variáveis sociodemográficas, da autoeficácia percebida e da empatia
| dc.contributor.author | Pinheiro, Filipa Marques | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T16:40:49Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T16:40:49Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-02 | |
| dc.description.abstract | A educação é vista como um direito para todos os indivíduos, por isso é importante que todos os países adotem políticas e práticas que facilitem a construção de escolas mais inclusivas (Cruz et al., 2023). Os/As professores/as assumem-se como agentes fundamentais na implementação de uma escola inclusiva (Walton & Rusznyak, 2020) e, por isso, é importante que estejam conscientes dos desafios que a inclusão implica na comunidade educativa (Rodrigues, 2020). As atitudes dos/as professores/as relativamente à educação inclusiva influenciam as suas práticas pedagógicas (Ewing et al., 2017), pelo que o estudo dos fatores que influenciam as atitudes tem sido alvo de investigação a nível nacional e internacional. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo principal analisar as atitudes de professores/as face à inclusão, bem como o papel de variáveis sociodemográficas e profissionais, da autoeficácia percebida e da empatia. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/2757 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | n/a | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Autoeficácia | |
| dc.subject | Empatia | |
| dc.title | Atitudes de professores/as face à inclusão: papel de variáveis sociodemográficas, da autoeficácia percebida e da empatia | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 |
