Repository logo
 
Publication

Atitudes de professores/as face à inclusão: papel de variáveis sociodemográficas, da autoeficácia percebida e da empatia

dc.contributor.authorPinheiro, Filipa Marques
dc.date.accessioned2025-11-11T16:40:49Z
dc.date.available2025-11-11T16:40:49Z
dc.date.issued2024-12-02
dc.description.abstractA educação é vista como um direito para todos os indivíduos, por isso é importante que todos os países adotem políticas e práticas que facilitem a construção de escolas mais inclusivas (Cruz et al., 2023). Os/As professores/as assumem-se como agentes fundamentais na implementação de uma escola inclusiva (Walton & Rusznyak, 2020) e, por isso, é importante que estejam conscientes dos desafios que a inclusão implica na comunidade educativa (Rodrigues, 2020). As atitudes dos/as professores/as relativamente à educação inclusiva influenciam as suas práticas pedagógicas (Ewing et al., 2017), pelo que o estudo dos fatores que influenciam as atitudes tem sido alvo de investigação a nível nacional e internacional. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo principal analisar as atitudes de professores/as face à inclusão, bem como o papel de variáveis sociodemográficas e profissionais, da autoeficácia percebida e da empatia.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.24/2757
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectAutoeficácia
dc.subjectEmpatia
dc.titleAtitudes de professores/as face à inclusão: papel de variáveis sociodemográficas, da autoeficácia percebida e da empatiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
36173 - FILIPA MARQUES PINHEIRO.pdf
Size:
759.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: