Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mariana Castro_39381.pdf2.12 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente dissertação de mestrado tem como propósito analisar o papel mediador da comunicação interna na relação existente entre o endomarketing e o comprometimento organizacional dos colaboradores. De modo a estudar empiricamente os construtos supramencionados, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, através de um questionário criado com base no Questionário do Comprometimento Organizacional (QCO), no Questionário da Satisfação da Comunicação (CSQ) e no Modelo de Gestão do Marketing Interno. Participaram no estudo 136 trabalhadores. Os resultados obtidos suportaram todas as hipóteses enunciadas na investigação, mostrando o efeito direto que o endomarketing e a comunicação interna têm no comprometimento organizacional e, além disso, que a comunicação interna medeia, de forma positiva, a relação entre o endomarketing e o comprometimento organizacional. Desta forma, esta investigação tornou-se pertinente na área da gestão estratégica de recursos humanos por evidenciar a importância do endomarketing na promoção do comprometimento organizacional, através do efeito mediador da comunicação interna.

Description

Keywords

Endomarketing Comunicação interna

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License