| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.12 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação de mestrado tem como propósito analisar o papel mediador da comunicação interna na relação existente entre o endomarketing e o comprometimento organizacional dos colaboradores. De modo a estudar empiricamente os construtos supramencionados, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, através de um questionário criado com base no Questionário do Comprometimento Organizacional (QCO), no Questionário da Satisfação da Comunicação (CSQ) e no Modelo de Gestão do Marketing Interno. Participaram no estudo 136 trabalhadores. Os resultados obtidos suportaram todas as hipóteses enunciadas na investigação, mostrando o efeito direto que o endomarketing e a comunicação interna têm no comprometimento organizacional e, além disso, que a comunicação interna medeia, de forma positiva, a relação entre o endomarketing e o comprometimento organizacional. Desta forma, esta investigação tornou-se pertinente na área da gestão estratégica de recursos humanos por evidenciar a importância do endomarketing na promoção do comprometimento organizacional, através do efeito mediador da comunicação interna.
Description
Keywords
Endomarketing Comunicação interna
