Repository logo
 
Publication

Quais os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia? Das conceções dos/as professores/as às práticas pedagógicas

dc.contributor.authorPereira, Bárbara Lopes
dc.date.accessioned2025-11-11T16:35:31Z
dc.date.available2025-11-11T16:35:31Z
dc.date.issued2024-03-05
dc.description.abstractAs dificuldades na aprendizagem da leitura, nomeadamente a dislexia, apresenta uma elevada prevalência em contexto escolar e constitui um dos principais motivos de retenção nos primeiros anos de escolaridade. Por esse motivo, a identificação atempada destas dificuldades é essencial, assumindo os/as professores/as um papel fundamental na aquisição da leitura por parte dos/as alunos/as (Nascimento et al., 2018). É neste âmbito que se enquadra o presente estudo, o qual tem como objetivo geral analisar os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia e sobre práticas pedagógicas com alunos/as com dislexia. Participaram no estudo seis professoras (três professoras do 1.º ciclo do ensino básico e três professoras de educação especial). Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com recurso à análise temática.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.24/2756
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.rights.uriN/A
dc.subjectDislexia
dc.subjectPráticas pedagógicas
dc.titleQuais os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia? Das conceções dos/as professores/as às práticas pedagógicaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
34587 - Bárbara_Pereira.pdf
Size:
647.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: