Publication
Quais os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia? Das conceções dos/as professores/as às práticas pedagógicas
| dc.contributor.author | Pereira, Bárbara Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T16:35:31Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T16:35:31Z | |
| dc.date.issued | 2024-03-05 | |
| dc.description.abstract | As dificuldades na aprendizagem da leitura, nomeadamente a dislexia, apresenta uma elevada prevalência em contexto escolar e constitui um dos principais motivos de retenção nos primeiros anos de escolaridade. Por esse motivo, a identificação atempada destas dificuldades é essencial, assumindo os/as professores/as um papel fundamental na aquisição da leitura por parte dos/as alunos/as (Nascimento et al., 2018). É neste âmbito que se enquadra o presente estudo, o qual tem como objetivo geral analisar os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia e sobre práticas pedagógicas com alunos/as com dislexia. Participaram no estudo seis professoras (três professoras do 1.º ciclo do ensino básico e três professoras de educação especial). Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com recurso à análise temática. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/2756 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | n/a | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Dislexia | |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | |
| dc.title | Quais os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia? Das conceções dos/as professores/as às práticas pedagógicas | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 |
