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O desenvolvimento de competências emocionais, tem vindo a ser considerado uma importante aquisição para a saúde e bem-estar e para a adaptação social e escolar. A promoção deste tipo de competências traz benefícios para a promoção da saúde e do bem-estar das crianças.
Neste estudo de caso, pretendeu-se compreender a influência que a participação num programa socioemocional tem nas competências socioemocionais nas crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. A amostra total foi composta por 6 crianças, os respetivos pais e três psicólogas que acompanhavam anteriormente as crianças.
Os resultados do estudo revelam que a implementação do programa "Emocionário" contribuiu para melhorias no desenvolvimento socioemocional das crianças envolvidas, alinhando-se com a literatura que ressalta a importância de intervenções voltadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na infância. Competências como empatia, regulação emocional e interações sociais positivas são essenciais para o bem-estar emocional e social das crianças, e o programa mostrou ter um impacto positivo nesses aspetos. Revelam também, a necessidade de um acompanhamento contínuo e mais focado nas áreas de maior dificuldade, como a gestão da frustração e a expressão emocional.
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Keywords
Desenvolvimento socioemocional Regulação emocional Psicologia Escolar e da Educação
