Publication
AVALIAÇÃO DE DISLEXIA EM CONTEXTO ESCOLAR: DAS CONCEÇÕES ÀS PRÁTICAS DOS/AS PSICÓLOGOS/AS
| dc.contributor.author | Jianes Meris Henzel de, Paula | |
| dc.date.accessioned | 2024-07-16T15:56:28Z | |
| dc.date.available | 2024-07-16T15:56:28Z | |
| dc.date.issued | 2023-09 | |
| dc.description.abstract | O desempenho escolar abaixo do esperado é motivo de preocupação para os profissionais de educação, estando associado a etiologia diversa. A dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem com impacto no desempenho escolar dos/as alunos/as, caracterizada por défice na descodificação das palavras e automatização da leitura, bem como uma leitura pouco fluente e reduzida compreensão da mensagem escrita, ainda que sem problemas na compreensão oral. Estas dificuldades ocorrem em crianças com nível médio de inteligência, sem défices sensoriais e com adequada instrução escolar. A dislexia apresenta uma prevalência de 5% e 15% a nível mundial, sendo que em Portugal um estudo aponta que 5.4% dos alunos/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentam dislexia. | pt_PT |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/2509 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Dislexia | pt_PT |
| dc.subject | Instrumentos de avaliação | pt_PT |
| dc.subject | Avaliação | pt_PT |
| dc.subject | Métodos de identificação | pt_PT |
| dc.title | AVALIAÇÃO DE DISLEXIA EM CONTEXTO ESCOLAR: DAS CONCEÇÕES ÀS PRÁTICAS DOS/AS PSICÓLOGOS/AS | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
