Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

AVALIAÇÃO DE DISLEXIA EM CONTEXTO ESCOLAR: DAS CONCEÇÕES ÀS PRÁTICAS DOS/AS PSICÓLOGOS/AS

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Jianes_41603.pdf635.64 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O desempenho escolar abaixo do esperado é motivo de preocupação para os profissionais de educação, estando associado a etiologia diversa. A dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem com impacto no desempenho escolar dos/as alunos/as, caracterizada por défice na descodificação das palavras e automatização da leitura, bem como uma leitura pouco fluente e reduzida compreensão da mensagem escrita, ainda que sem problemas na compreensão oral. Estas dificuldades ocorrem em crianças com nível médio de inteligência, sem défices sensoriais e com adequada instrução escolar. A dislexia apresenta uma prevalência de 5% e 15% a nível mundial, sendo que em Portugal um estudo aponta que 5.4% dos alunos/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentam dislexia.

Description

Keywords

Dislexia Instrumentos de avaliação Avaliação Métodos de identificação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License