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O bom professor de Educação Física - Perspetiva dos professores de Educação Física
dc.contributor.author | Rodrigues, Fernando | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Nathalie | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2014-10-21T15:53:56Z | |
dc.date.available | 2014-10-21T15:53:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil do “Bom Professor de Educação Física na visão de 92 professores de Educação Física pertencentes aos Concelhos de Esposende e Barcelos no ano de 2013. O instrumento utilizado foi um questionário, já validado, constituído por 60 questões fechadas e segundo uma escala de Likert, de zero a cinco onde os inquiridos têm de colocar um “X” na resposta escolhida e também por questões de caráter demográfico. Após a recolha dos dados, procedeu-se à respetiva análise através do software informático SPSS, onde foram identificadas as questões respondidas e os respetivos dados demográficos e as relações entre os fatores técnicos, sócioafetivos e de gestão de aula com o sexo, a idade, os anos de experiência profissional, o grau académico e o local de formação inicial dos inquiridos. Foram realizados o T-Test e ANOVA para comparar as variáveis pretendidas. Quantos aos resultados, verificou-se que para os inquiridos, o bom professor precisa ter afetividade, estar sempre atualizado, ser dinâmico, criativo, comunicativo, exigente, positivo e respeitar as diferenças adaptando as aulas de acordo com as necessidades dos alunos. Consegue que as aulas decorram sem interrupções, com ritmo e consegue fomentar nos jovens um estilo de vida ativo a longo prazo, explicando a importância do Desporto na sociedade. Em jeito de conclusão, conclui-se que com os resultados obtidos, a partir dos inquiridos neste estudo têm uma opinião muito idêntica aos estudos realizados, que indicaram que os professores mais eficazes foram os que proporcionaram maior tempo de empenhamento motor aos alunos, criando um clima favorável e positivo, fornecendo frequentemente informações pertinentes sobre a qualidade da prestação dos seus alunos, o que é acompanhado por uma organização das tarefas que pretendem levar a cabo nas aulas. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/162 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | II Congresso Internacional de Educação Física do ISMAI | por |
dc.title | O bom professor de Educação Física - Perspetiva dos professores de Educação Física | por |
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dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |