Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.34 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como principal objetivo avaliar se, em Portugal, os proprietários / gestores dos restaurantes, são sujeitos a pressões de natureza coerciva, mimética e normativa, à luz da Teoria Institucional, para aderirem à utilização das plataformas online de entrega de refeições, designadamente Uber Eats / Glovo. Para o efeito recorreu-se a um instrumento utilizado em 2020, na Indónesia. A amostra obtida é composta por 200 restaurantes localizados em território português, que recorrem aos serviços das plataformas. Os resultados obtidos apoiam a existência de pressões de natureza coerciva e normativa, mas não mostram evidências estatisticamente significativas de pressões miméticas. Ao avaliar a existência de diferenças resultantes da gama do restaurante, baixa e alta, apenas na gama baixa foram encontradas evidências de pressões, e unicamente de natureza normativa.
Description
Keywords
Restaurantes Plataformas online de entrega de refeições