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SATISFAÇÃO E RETENÇÃO DE PRATICANTES EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE CASO DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS DO PROGRAMA UPFIT

dc.contributor.authorSousa, Marisa
dc.contributor.authorGonçalves, Celina
dc.contributor.authorCarvalho, Maria José
dc.contributor.authorMoreira, José
dc.contributor.authorMonteiro, Miguel
dc.date.accessioned2021-04-26T14:53:05Z
dc.date.available2021-04-26T14:53:05Z
dc.date.issued2016-01
dc.description.abstractA qualidade do serviço tem sido referida como determinante para satisfação do consumidor, que por sua vez é decisiva na sua retenção no consumo de um serviço. A satisfação resulta habitualmente da avaliação feita pelo consumidor sobre o serviço adquirido com base nas suas necessidades e expectativas, resultando num sentimento de satisfação ou insatisfação. O estudo da satisfação do consumidor poderá dar à instituição indicações válidas sobre a sua intenção futura de retenção que, por sua vez, influenciará o desempenho financeiro da instituição. Na indústria do desporto, esta realidade é ainda mais vincada devido às baixas taxas de retenção que a caraterizam. Especificamente na natação, uma das modalidades de eleição dos portugueses, este estudo da satisfação do consumidor é ainda mais preponderante, já que as piscinas são infraestruturas de gestão complexa, que deverá ser eficiente garantindo a sua sustentabilidade, e justificando o investimento efetuado na sua construção. O presente estudo surge exatamente na necessidade de melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados nas atividades aquáticas do Programa de Fitness da UPorto, conhecendo-se cada vez mais os comportamentos de consumo dos utentes, e tendo como objetivo a gestão eficaz dos recursos visando reter o utente. Neste sentido, o objetivo principal do presente estudo consiste em efetuar uma análise comparativa da satisfação sobre a qualidade do serviço (limpeza e arrumação, temperatura, manutenção, técnicos, e aulas) e retenção (razões para não frequentarem mais; recomendação; e aspetos a melhorar para aumento dos serviços) dos utentes das atividades aquáticas do Programa de Fitness da UPorto, em 2015 e 2016.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.24/1748
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries3;
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_PT
dc.subjectQualidade do serviçopt_PT
dc.titleSATISFAÇÃO E RETENÇÃO DE PRATICANTES EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE CASO DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS DO PROGRAMA UPFITpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage287pt_PT
oaire.citation.startPage268pt_PT
oaire.citation.titleRev. Intercon. Gest. Desportpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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