Repository logo
 
Publication

A Educação Física como disciplina fundamental - globalidade conceptual e considerações dos alunos

dc.contributor.authorLeal, Diogo
dc.contributor.authorLima, Madalena
dc.contributor.authorGonçalves, Francisco
dc.date.accessioned2014-10-21T15:08:51Z
dc.date.available2014-10-21T15:08:51Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA Educação Física, área multidisciplinar de extrema importância no desenvolvimento da criança/adolescente na sua futura inserção na sociedade, como adultos desportivamente cultos, comprometidos e competentes e com princípios psicossociais bem vincados, tem vindo a sofrer uma série de impactos altamente negativos. Contiguamente, os alunos não compreendem a globalidade da importância que a educação física apresenta, ao longo dos vários ciclos de ensino. Dada a crescente preocupação em controlar a eminente sedentarização e os consequentes problemas provenientes da referida na saúde dos jovens da atualidade, é essencial implementar hábitos de vida saudável, tendo a escola como ponto de partida. Está provado que modelos de lecionação que incluem o trabalho em grupo, estimulam a tomada de decisão e fomentam a responsabilidade do aluno, são fundamentos vigentes nas aulas de educação física. Assim, pretende-se com o presente estudo averiguar as conceções dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, no que diz respeito à disciplina de Educação Física e à implementação das recentes medidas educativas. Foram utilizados métodos quantitativos de observação de dados, através da realização de questionários focados nos índices de satisfação e concordância da amostra, tendo os mesmos sido tratados através do software IBM® SPSS® (Statistical Package for Social Sciences), versão 20.00, em modo de análise descritiva. A amostra é constituída por 467 participantes, dos quais 94,4% consideram a Educação Física uma disciplina importante. Do mesmo modo, afirmam que estar fisicamente ativo é fulcral a uma vida feliz e saudável, possibilidade fornecida pela prática regular de Exercício Físico, fomentada pela disciplina de Educação Física. Não obstante, verificou-se que a idade se apresenta como um importante fator maturacional, demonstrado pela maior importância dada pelos alunos à necessidade de vinculação da classificação de Educação Física na média final, verificando-se também, maior aceitação por parte da comunidade feminina.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.24/156
dc.language.isoporpor
dc.publisherII Congresso Internacional de Educação Física do ISMAIpor
dc.titleA Educação Física como disciplina fundamental - globalidade conceptual e considerações dos alunospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Educação Física como disciplina fundamental.pdf
Size:
78.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: