Publication
A Educação Física como disciplina fundamental - globalidade conceptual e considerações dos alunos
dc.contributor.author | Leal, Diogo | |
dc.contributor.author | Lima, Madalena | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2014-10-21T15:08:51Z | |
dc.date.available | 2014-10-21T15:08:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A Educação Física, área multidisciplinar de extrema importância no desenvolvimento da criança/adolescente na sua futura inserção na sociedade, como adultos desportivamente cultos, comprometidos e competentes e com princípios psicossociais bem vincados, tem vindo a sofrer uma série de impactos altamente negativos. Contiguamente, os alunos não compreendem a globalidade da importância que a educação física apresenta, ao longo dos vários ciclos de ensino. Dada a crescente preocupação em controlar a eminente sedentarização e os consequentes problemas provenientes da referida na saúde dos jovens da atualidade, é essencial implementar hábitos de vida saudável, tendo a escola como ponto de partida. Está provado que modelos de lecionação que incluem o trabalho em grupo, estimulam a tomada de decisão e fomentam a responsabilidade do aluno, são fundamentos vigentes nas aulas de educação física. Assim, pretende-se com o presente estudo averiguar as conceções dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, no que diz respeito à disciplina de Educação Física e à implementação das recentes medidas educativas. Foram utilizados métodos quantitativos de observação de dados, através da realização de questionários focados nos índices de satisfação e concordância da amostra, tendo os mesmos sido tratados através do software IBM® SPSS® (Statistical Package for Social Sciences), versão 20.00, em modo de análise descritiva. A amostra é constituída por 467 participantes, dos quais 94,4% consideram a Educação Física uma disciplina importante. Do mesmo modo, afirmam que estar fisicamente ativo é fulcral a uma vida feliz e saudável, possibilidade fornecida pela prática regular de Exercício Físico, fomentada pela disciplina de Educação Física. Não obstante, verificou-se que a idade se apresenta como um importante fator maturacional, demonstrado pela maior importância dada pelos alunos à necessidade de vinculação da classificação de Educação Física na média final, verificando-se também, maior aceitação por parte da comunidade feminina. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/156 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | II Congresso Internacional de Educação Física do ISMAI | por |
dc.title | A Educação Física como disciplina fundamental - globalidade conceptual e considerações dos alunos | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A Educação Física como disciplina fundamental.pdf
- Size:
- 78.38 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: