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Abstract(s)
O processo de ensino- aprendizagem é um processo complexo que põe o/a aluno/a constantemente à prova. Através do uso das competências de autorregulação, o/a aluno/a torna-se mais capaz de enfrentar as adversidades que surgem no ambiente escolar. Este ambiente muitas vezes exige por parte de quem o vive uma modificação do seu comportamento de forma a se adaptar ou não. Surgem, por conta desse processo de adaptação, situações externas ao indivíduo que culminam em sintomas de ansiedade ou stress. É recorrendo às suas competências de autorregulação que o indivíduo ultrapassa essas adversidades, conseguindo com estas modificar a forma como olha para a situação minimizando os efeitos negativos que dela advém. Este estudo tem como objetivo principal analisar o papel das competências de autorregulação na minimização dos níveis de stress académico e ansiedade de alunos do 3º ciclo ensino básico (CEB). De forma a atingir os objetivos foram aplicados a Escala de Stresse Académico (EEA), a Escala de Ansiedade Geral (GAD-7) e a Escala de Autocontrolo e Autorregulação (EAA) a uma amostra de 219 jovens, com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, do 3º CEB. Os resultados apontam no sentido de as competências de autorregulação predizerem baixos níveis de stress e que há diferenças no género quando analisamos a ansiedade.
Description
Keywords
Autorregulação Stress Ansiedade
