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- Abstracts presented at International Congress CIDESD 2019Publication . 2019, CIDESD
- Abstracts presented at International Congress CIDESD 2019Publication . 2019, CIDESD
- Alterações no Comprimento do Passo Durante a Transposição de ObstáculosPublication . Azevedo, Rui; Cardoso, J.; Rodrigues, C.; Albuquerque, A.; Sá, Maria Manuel; Martins, M. Cristina; Teixeira, J.C.; Barroso, M.
- Antecedents of customer retention in Portugal: Case study of the network Solinca Health & Fitness ClubsPublication . Gonçalves, CelinaCustomer retention is critical in the fitness industry because of its impact on the profitability of organizations. For this reason, several studies have focused on understanding and explaining their antecedents. Thus, the objective of this study is to understand the history of retention of fitness members in Portugal and its evolution over the last five years, specifically in the Solinca Health & Fitness Clubs network. The methodology was based on literature review, based on articles on fitness retention in Portugal, published from 2012 to 2017, and peer-reviewed. The research was carried out in the B-on databases and university repositories and included the analysis of titles and keywords of the publications, considering the terms related to fitness retention. In the scope of this research, ten articles were found, of which three were eliminated, prior to 2012. Thus, seven articles were considered in the triage, two PhD theses and thirteen publications of national and international congresses. The results under analysis are related to data from one of the largest fitness networks in Portugal, Solinca Health & Fitness Clubs, and the analysis of this article rests specifically on the retention of customers of this brand of gymnasiums.
- Antecedents of Members Retention in Fitness: Study of Fitness Clubs in PortugalPublication . Gonçalves, Celina
- Aspects that contribute to the sucess of personalized Web applicationsPublication . Reis, José Luis; Carvalho, João ÁlvaroAbstract. Personalized applications exhibit features adjusted to the preferences or needs of users and can provide benefits related to customer relationship or related to the efficiency of organizational work. This article presents a conceptual model that can be viewed as a contribution to the body of knowledge of Information Systems and Technologies professionals with responsibilities in the adoption, and development of personalized Web applications. These contributions include: a conceptual model that combines and articulates aspects that contribute to the success and to the quality of personalized information system (this model combines design features, facets that contribute to the quality and metrics that can be used to evaluate the performance of organizational work supported by personalized information systems). This set of aspects combines a synthesis of information so far scattered in the literature with proposals and recommendations with empirical knowledge based on an empirical study.
- Avaliação da exposição ao ruído do profissional de educação física: atividade de indoor cyclePublication . Sá, Maria Manuel; Azevedo, Rui; Macedo, Ângela; Machado, Osvaldo
- Avaliação da segurança e da acessibilidade dos espaços gimnodesportivos a pessoas com mobilidade condicionadaPublication . Sá, Maria Manuel; Azevedo, Rui; Machado, Osvaldo; Martins, Maria Cristina; Aguiã, Rita
- O bom professor de Educação Física – A opinião dos alunos do concelho de EsposendePublication . Maranhão, Pedro; Gonçalves, Nathalie; Gonçalves, FranciscoA necessidade de se encontrar um modelo de “bom” professor tem sido ao longo da história uma preocupação constante devido às implicações que poderá ter, não só na formação de professores e na qualidade de ensino como na imagem da função docente. Devido ao facto de existirem inúmeros fatores (humanos, pedagógicos, científicos, culturais, profissionais) que condicionam o trabalho e forma de atuar do professor, a análise científica e a constituição de modelo ideal são difíceis, se não impossíveis. Baseado nesta problemática, o presente estudo pretende desvendar as características que compõem o perfil do "bom professor" a partir da perspetiva dos alunos do 2º e 3º ciclo de um Concelho do Norte litoral de Portugal. Assim, realizou-se um estudo de pesquisa descritiva e natureza quantitativa. Distribuíram-se 1593 questionários por alunos de ambos os sexos, sendo as respostas dadas por estes analisadas posteriormente com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 20 para o Windows. Os resultados obtidos demonstram que a população estudada apresenta características singulares quando comparadas com outros estudos. Contra as expetativas iniciais, os alunos do sexo masculino valorizam mais as Qualidades Humanas e Relacionais do Docente, enquanto os alunos do sexo feminino concedem maior importância às competências e conhecimentos do professor. Verificou-se igualmente que os alunos mais novos preferem um professor mais afetivo.
- O bom professor de Educação Física - Perspetiva dos professores de Educação FísicaPublication . Rodrigues, Fernando; Gonçalves, Nathalie; Gonçalves, FranciscoEsta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil do “Bom Professor de Educação Física na visão de 92 professores de Educação Física pertencentes aos Concelhos de Esposende e Barcelos no ano de 2013. O instrumento utilizado foi um questionário, já validado, constituído por 60 questões fechadas e segundo uma escala de Likert, de zero a cinco onde os inquiridos têm de colocar um “X” na resposta escolhida e também por questões de caráter demográfico. Após a recolha dos dados, procedeu-se à respetiva análise através do software informático SPSS, onde foram identificadas as questões respondidas e os respetivos dados demográficos e as relações entre os fatores técnicos, sócioafetivos e de gestão de aula com o sexo, a idade, os anos de experiência profissional, o grau académico e o local de formação inicial dos inquiridos. Foram realizados o T-Test e ANOVA para comparar as variáveis pretendidas. Quantos aos resultados, verificou-se que para os inquiridos, o bom professor precisa ter afetividade, estar sempre atualizado, ser dinâmico, criativo, comunicativo, exigente, positivo e respeitar as diferenças adaptando as aulas de acordo com as necessidades dos alunos. Consegue que as aulas decorram sem interrupções, com ritmo e consegue fomentar nos jovens um estilo de vida ativo a longo prazo, explicando a importância do Desporto na sociedade. Em jeito de conclusão, conclui-se que com os resultados obtidos, a partir dos inquiridos neste estudo têm uma opinião muito idêntica aos estudos realizados, que indicaram que os professores mais eficazes foram os que proporcionaram maior tempo de empenhamento motor aos alunos, criando um clima favorável e positivo, fornecendo frequentemente informações pertinentes sobre a qualidade da prestação dos seus alunos, o que é acompanhado por uma organização das tarefas que pretendem levar a cabo nas aulas.