Browsing by Author "Meireles, Pedro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- BEM-ESTAR NA VIDA VS BEM-ESTAR NO GINÁSIO: RELAÇÃO COM A RETENÇÃO DE SÓCIOSPublication . Gonçalves, Celina; Meireles, Pedro; Carvalho, Maria José
- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE FITNESS NUM GINÁSIO E HEALTH CLUB: ESTUDO DA FREQUÊNCIA, SATISFAÇÃO E RETENÇÃOPublication . Meireles, Pedro; Gonçalves, Celina; Carvalho, Maria José
- Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of Use, Expectations, Satisfaction and RetentionPublication . Gonçalves, Celina; Meireles, Pedro; Carvalho, Maria J.This study aims to understand the relationship between the weekly frequency of use, expectations, satisfaction and retention of members in a fitness Clubs. In this market it is indispensable to understand the characteristics of faithful members, in order to act appropriately with each segment. Accordingly, the weekly frequency, which a member goes to the gym, their expectations, satisfaction and retention are key variables to understand them. Data was collected with a sample of 146 members. The instrument was constituted by the sample characterization and questions to understand the consumer behaviour in fitness (weekly frequency of use, expectations, satisfaction and retention behaviours). The statistical analysis consisted on descriptive and inferential analyses, using SPSS software. In this study the weekly frequency did not show the explanatory capacity to predict the satisfaction and retention. The relationship between expectations with satisfaction (73%) and retention (64%) was statistically significant. Finally, the relationship between satisfaction and retention (63%) was positive and significant. The results indicated that fitness club managers must act to keep those who are less likely to remain, who aren’t the ones who go less times a week to the club, but those who have a lower satisfaction and, consequently, lower retention.
- PERCEÇÃO DOS ATRIBUTOS DO SERVIÇO ANTES E APÓS O REPOSICIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DE UM CLUBE DE FITNESSPublication . Gonçalves, Celina; Meireles, Pedro; Carvalho, Maria JoséA presente investigação tem como objetivo perceber se existem diferenças na perceção dos sócios de um clube de fitness, antes e após o seu processo de reposicionamento estratégico. Foram recolhidos dados no respetivo Clube de fitness em 2009, amostra com 154 sócios, e recolhidos novamente, depois do reposicionamento estar estável em 2014, com uma nova amostra de 151 sócios. O instrumento utilizado foi parte de um questionário, já validado para o mercado do fitness em Portugal (Gonçalves, 2012), sobre a perceção dos serviços de fitness. A análise de dados foi realizada com o software SPSS Statistics efetuando-se análise descritiva (através de medidas de localização, medidas de dispersão, medidas de forma, tabelas de frequências e diagramas de barras). Utilizou-se ainda o coeficiente alfa de Cronbach para analisar a consistência interna geral do questionário e por dimensão. Os resultados indicam que a identificação do clube não foi alterada com o reposicionamento, pois os sócios continuam a reconhecer o seu clube como familiar e diversificado. A perceção geral sobre o clube, ou seja a diferenciação, melhorou após o seu reposicionamento estratégico, contudo, nem todos os atributos das suas dimensões têm o mesmo valor para o sócio. No presente estudo é a dimensão Imagem que contém os itens melhor percecionados pelos sócios, em ambas as recolhas, embora esta perceção tenha sido melhor, em 2014, após a alteração de posicionamento. As dimensões Recursos e Serviços, seguem-se à Imagem, evidenciando-se igualmente uma melhoria na perceção após o reposicionamento. Assim, o presente estudo reforça a importância da contínua investigação da perceção dos atributos do serviço para cada contexto para se perceber quais os atributos que devem ser mantidos, melhorados ou mesmo alterados, bem como, demonstra a importância da constante adaptação das organizações de fitness às exigências do mercado.