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- Analysis of Swimming Individual Anaerobic ThresholdPublication . Figueiredo, Pedro; Sousa, Marisa; Gomes, Mónica; Jesus, Kelly; Ribeiro, João; Fernandes, Ricardo
- PERCEÇÃO DOS ATRIBUTOS DO SERVIÇO ANTES E APÓS O REPOSICIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DE UM CLUBE DE FITNESSPublication . Gonçalves, Celina; Meireles, Pedro; Carvalho, Maria JoséA presente investigação tem como objetivo perceber se existem diferenças na perceção dos sócios de um clube de fitness, antes e após o seu processo de reposicionamento estratégico. Foram recolhidos dados no respetivo Clube de fitness em 2009, amostra com 154 sócios, e recolhidos novamente, depois do reposicionamento estar estável em 2014, com uma nova amostra de 151 sócios. O instrumento utilizado foi parte de um questionário, já validado para o mercado do fitness em Portugal (Gonçalves, 2012), sobre a perceção dos serviços de fitness. A análise de dados foi realizada com o software SPSS Statistics efetuando-se análise descritiva (através de medidas de localização, medidas de dispersão, medidas de forma, tabelas de frequências e diagramas de barras). Utilizou-se ainda o coeficiente alfa de Cronbach para analisar a consistência interna geral do questionário e por dimensão. Os resultados indicam que a identificação do clube não foi alterada com o reposicionamento, pois os sócios continuam a reconhecer o seu clube como familiar e diversificado. A perceção geral sobre o clube, ou seja a diferenciação, melhorou após o seu reposicionamento estratégico, contudo, nem todos os atributos das suas dimensões têm o mesmo valor para o sócio. No presente estudo é a dimensão Imagem que contém os itens melhor percecionados pelos sócios, em ambas as recolhas, embora esta perceção tenha sido melhor, em 2014, após a alteração de posicionamento. As dimensões Recursos e Serviços, seguem-se à Imagem, evidenciando-se igualmente uma melhoria na perceção após o reposicionamento. Assim, o presente estudo reforça a importância da contínua investigação da perceção dos atributos do serviço para cada contexto para se perceber quais os atributos que devem ser mantidos, melhorados ou mesmo alterados, bem como, demonstra a importância da constante adaptação das organizações de fitness às exigências do mercado.
- Effect of work fitness upon perception of stress levelPublication . Macedo, Ângela C.; Trindade, Carla S; Brito, Ana P.; Dantas, Maria S.
- Members retention in fitness clubs: study of expectations, positioning, well-being and satisfactionPublication . Gonçalves, Celina; Coreia, Abel; Diniz, Ana
- AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE ATLETASPublication . Ferreira, Alan de Carvalho Dias; Vitor, Kassandra PereiraNo contexto da avaliação do consumo alimentar segundo a metodologia do Institute of Medicine (IOM), esta revisão tem o objetivo de identificar e analisar os métodos utilizados para avaliar o consumo alimentar de atletas, assim como avaliar a aplicação do método descrito pelas DRIs. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Pubmed e Bireme, utilizando como critério de inclusão: apenas os artigos publicados a partir do ano de 2000 e a aplicação de métodos para avaliar o consumo alimentar de atletas. Encontrouse 35 estudos que avaliaram o consumo alimentar de atletas, principalmente de homens, a maior parte avaliando o consumo após inquérito de 3 a 4 dias. Os achados mostram que há uma tendência de uso do registro alimentar (RA) ou do questionário de frequência alimentar (QFCA) isolados ou associados com outros métodos. Apenas 28% dos trabalhos usaram a metodologia das DRIs para avaliar a ingestão de nutrientes e só nove estudos realizaram a avaliação de consumo corretamente, segundo essa metodologia. Concluise que não há um padrão definido para avaliação do consumo alimentar de atletas, contudo foi detectada uma tendência de uso do RA como método de inquérito. É necessário maior e melhor utilização da metodologia definida pelo IOM, para maior validade dos estudos que se propõem a avaliar, em atletas, a ingestão de nutrientes.