Browsing by Author "Lima, Madalena"
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- Determinantes biológicos e socioculturais associados à prática de exercício físico dos adolescentesPublication . Silva, Rui; Lima, Madalena; Carvalho, Carlos; Gonçalves, FranciscoFoi realizado e posteriormente aplicado um plano de força com a duração de 9 semanas com 2 estímulos semanais; com o propósito de verificar se é possível melhorar as capacidades da força nas aulas de Educação Física e comparar a evolução entre géneros. O plano, constituído por 13 estações, cada qual com a duração de 30 segundos, foi aplicado a 124 participantes separados em grupo experimental (n=92) e controlo (n=32). Após aplicação do t-test a uma amostra conectada com nível de significância p≤0,05, verificou-se que o experimental melhorou significativamente em todas as avaliações, sendo que quando isolados os géneros, os rapazes não apresentaram melhorias significativas na velocidade.
- A Educação Física como disciplina fundamental - globalidade conceptual e considerações dos alunosPublication . Leal, Diogo; Lima, Madalena; Gonçalves, FranciscoA Educação Física, área multidisciplinar de extrema importância no desenvolvimento da criança/adolescente na sua futura inserção na sociedade, como adultos desportivamente cultos, comprometidos e competentes e com princípios psicossociais bem vincados, tem vindo a sofrer uma série de impactos altamente negativos. Contiguamente, os alunos não compreendem a globalidade da importância que a educação física apresenta, ao longo dos vários ciclos de ensino. Dada a crescente preocupação em controlar a eminente sedentarização e os consequentes problemas provenientes da referida na saúde dos jovens da atualidade, é essencial implementar hábitos de vida saudável, tendo a escola como ponto de partida. Está provado que modelos de lecionação que incluem o trabalho em grupo, estimulam a tomada de decisão e fomentam a responsabilidade do aluno, são fundamentos vigentes nas aulas de educação física. Assim, pretende-se com o presente estudo averiguar as conceções dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, no que diz respeito à disciplina de Educação Física e à implementação das recentes medidas educativas. Foram utilizados métodos quantitativos de observação de dados, através da realização de questionários focados nos índices de satisfação e concordância da amostra, tendo os mesmos sido tratados através do software IBM® SPSS® (Statistical Package for Social Sciences), versão 20.00, em modo de análise descritiva. A amostra é constituída por 467 participantes, dos quais 94,4% consideram a Educação Física uma disciplina importante. Do mesmo modo, afirmam que estar fisicamente ativo é fulcral a uma vida feliz e saudável, possibilidade fornecida pela prática regular de Exercício Físico, fomentada pela disciplina de Educação Física. Não obstante, verificou-se que a idade se apresenta como um importante fator maturacional, demonstrado pela maior importância dada pelos alunos à necessidade de vinculação da classificação de Educação Física na média final, verificando-se também, maior aceitação por parte da comunidade feminina.
- Incremento da Força e Potência Muscular no Contexto das aulas de Educação FísicaPublication . Santos, Rui; Lima, Madalena; Carvalho, Carlos; Gonçalves, FranciscoFoi realizado e posteriormente aplicado um plano de força com a duração de 9 semanas com 2 estímulos semanais; com o propósito de verificar se é possível melhorar as capacidades da força nas aulas de Educação Física e comparar a evolução entre géneros. O plano, constituído por 13 estações, cada qual com a duração de 30 segundos, foi aplicado a 124 participantes separados em grupo experimental (n=92) e controlo (n=32). Após aplicação do t-test a uma amostra conectada com nível de significância p≤0,05, verificou-se que o experimental melhorou significativamente em todas as avaliações, sendo que quando isolados os géneros, os rapazes não apresentaram melhorias significativas na velocidade.
- A Influência da Prática do Desporto Escolar no Sucesso EscolarPublication . Barros, Diogo; Lima, Madalena; Gonçalves, FranciscoTendo por objetivo verificar a relação existente entre a prática do Desporto Escolar e o Sucesso Escolar, em jovens do ensino secundário da Escola Secundária de Rocha Peixoto, inquiriu-se três turmas de cada ano. Para o efeito, recorreu-se aos métodos quantitativos de observação de dados-questionários, tendo os mesmos sido tratados através software IBM® SPSS®. Considerando que mais de metade dos inquiridos não pratica Desporto Escolar (140 alunos), os 66 alunos que praticam Desporto Escolar apresentam um maior rendimento académico visto que 44 alunos encontram-se com média compreendida entre os 14-20 valores, enquanto que dos 140 alunos que não praticam Desporto Escolar, 70 alunos apresentam uma média entre os 10-13 valores.