Browsing by Author "Carvalho, Carlos"
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- Determinantes biológicos e socioculturais associados à prática de exercício físico dos adolescentesPublication . Silva, Rui; Lima, Madalena; Carvalho, Carlos; Gonçalves, FranciscoFoi realizado e posteriormente aplicado um plano de força com a duração de 9 semanas com 2 estímulos semanais; com o propósito de verificar se é possível melhorar as capacidades da força nas aulas de Educação Física e comparar a evolução entre géneros. O plano, constituído por 13 estações, cada qual com a duração de 30 segundos, foi aplicado a 124 participantes separados em grupo experimental (n=92) e controlo (n=32). Após aplicação do t-test a uma amostra conectada com nível de significância p≤0,05, verificou-se que o experimental melhorou significativamente em todas as avaliações, sendo que quando isolados os géneros, os rapazes não apresentaram melhorias significativas na velocidade.
- Incremento da Força e Potência Muscular no Contexto das aulas de Educação FísicaPublication . Rodrigues, Nicolas; Vieira, José; Carvalho, Carlos; Gonçalves, FranciscoElaborou-se um plano de força para averiguar, se as capacidades de força, podem ser melhoradas no contexto escolar; e analisar diferenças entre géneros. O plano continha 13 estações, com duração de 30 segundos por exercício. Aplicou-se a 91 participantes; divididos em 2 grupos: experimental (n=68), e controlo (n=28); 2 dias por semana durante 9 semanas. Através do t-test a uma amostra emparelhada com nível de significância p≤0,05, constatou-se que o experimental, melhorou em todas as avaliações; e que em ambos os sexos do grupo experimental, obtiveram melhorias significativas em todos as avaliações, com exceção da impulsão nos rapazes.
- Incremento da Força e Potência Muscular no Contexto das aulas de Educação FísicaPublication . Santos, Rui; Lima, Madalena; Carvalho, Carlos; Gonçalves, FranciscoFoi realizado e posteriormente aplicado um plano de força com a duração de 9 semanas com 2 estímulos semanais; com o propósito de verificar se é possível melhorar as capacidades da força nas aulas de Educação Física e comparar a evolução entre géneros. O plano, constituído por 13 estações, cada qual com a duração de 30 segundos, foi aplicado a 124 participantes separados em grupo experimental (n=92) e controlo (n=32). Após aplicação do t-test a uma amostra conectada com nível de significância p≤0,05, verificou-se que o experimental melhorou significativamente em todas as avaliações, sendo que quando isolados os géneros, os rapazes não apresentaram melhorias significativas na velocidade.