Browsing by Author "Albuquerque, Alberto"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Caraterização dos níveis de satisfação com a prática de Atividades Físicas Desportivas, nas Atividades de Enriquecimento Curricular, da Câmara Municipal da MaiaPublication . Gonçalves, Francisco; Roriz, Mafalda; Figueiras, Teresa; Albuquerque, AlbertoCom este projeto pretende-se explanar as intenções de caracterizar os níveis de satisfação com a prática de Atividades Físicas Desportivas nas Atividades de Enriquecimento Curricular da Câmara Municipal da Maia. O tema escolhido foi inspirado não só na realidade atual do que tem sido a satisfação dos alunos, bem como a satisfação dos respetivos encarregados de educação, docentes, direção dos agrupamentos escolares e entidade promotora (Câmara Municipal da Maia). A pesquisa quali-quantitativa irá ser a forma de tratamento dos dados, recolhidos através de inquéritos por questionário aos participantes, no seu contexto social, não lhes criando quaisquer tipos de inibições.
- A Educação Física como disciplina fundamental na formação dos alunosPublication . Gonçalves, Francisco; Albuquerque, AlbertoA Educação Física, tem vindo a sofrer variadas configurações provenientes de sistemáticas restruturações do sistema educativo Português. O projeto apresentado reporta resultados de vários estudos onde foram recolhidas opiniões acerca da operacionalização da disciplina de Educação Física na escola. Participaram no estudo 8604 alunos, 432 professores e 30 experts na área da educação. Foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos para tratamento de dados através de questionários e entrevistas, focando os índices de satisfação dos participantes. Os resultados evidenciam que a disciplina de Educação Física é importante na formação dos alunos, nos três domínios de intervenção pedagógica: Psicomotor, Socio-afetivo e Cognitivo.
- A Prática de Ensino Supervisionada no Instituto Universitário da Maia. Como a avaliamos?Publication . Albuquerque, Alberto; Resende, Rui; Gonçalves, FranciscoO presente trabalho fundamenta-se na prática vivida e experienciada na avaliação da Prática de Ensino Supervisionada do Instituto Universitário da Maia. Este Instituto formou, na última década, cerca de 150 professores de Educação Física por ano. É desta vivência e desde contexto que pretendemos dar conta. A Prática de Ensino Supervisionada faz apelo a um corpo de conhecimentos e habilidades que são necessários para o favorecimento de processos de ensinar e de aprender. Os orientadores têm um papel importante na transmissão desses formatos pedagógicos e na estabilização duma cultura profissional dos professores. A avaliação centra-se na matriz da ação que corre na sala de aula e consequentemente das competências adquiridas.
- The formative experiences appreciation by cooperating teachers and their use during the supervised practice teaching in physical educationPublication . Albuquerque, Alberto; Aranha, Agata; Gonçalves, Francisco; Pinheiro, Cláudia; Resende, Rui