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Influência do Movimento das 24 horas na Função Executiva em crianças na primeira infância: estudo no âmbito do programa Gym4PETIZ

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Ana Sofia Fidalgo Esteves Nogueira_32906.pdf1.61 MBAdobe PDF Download

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Na infância, a prática de Atividade Física (AF) está relacionada com um perfil cardiometabólico, físico e psicossocial mais saudável e mais rápido (Willumsen & Bull, 2020), e com um melhor desenvolvimento motor e cognitivo, principalmente ao nível da função executiva (FE) (Bezerra et al., 2021). É também caracterizada como sendo um dos mais críticos e intensos períodos do desenvolvimento cerebral (Carson et al., 2016). Assim, torna-se crucial compreender os efeitos da AF, do sedentarismo e do sono nas habilidades motoras e no Desenvolvimento Cognitivo (DC) em crianças (Zeng, Ayyub et al. 2017). O principal objetivo do presente estudo foi relacionar o movimento das 24 horas de crianças em idade pré-escolar com a FE. A amostra foi constituída por 18 crianças (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos), do programa Gym4PETIZ, sendo que 56% eram meninos e os restantes 44% meninas. A FE foi avaliada através do Early Years Toolbox (EYT), a AF e o Tempo Sedentário foram avaliados com recurso a acelerómetros AntiGraph GT3X e diário de AF, e o Sono foi avaliado apenas através do diário de AF.

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Atividade Física Primeira Infância Desenvolvimento Cognitivo Função Executiva

Pedagogical Context

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