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A escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado
dc.contributor.author | Barros, Sílvia | |
dc.contributor.author | Peixoto, Carla | |
dc.contributor.author | Pessanha, Manuela | |
dc.contributor.author | Ferreira, Tiago | |
dc.contributor.author | Barros, Ana | |
dc.contributor.author | Keil, Ewald | |
dc.contributor.author | Weib, Sabine | |
dc.contributor.author | Keller, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2021-07-07T14:21:36Z | |
dc.date.available | 2021-07-07T14:21:36Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Neste estudo analisaram-se os motivos de estudantes para escolherem a carreira docente e respetivas associações com variáveis sociodemográficas, com características do curso de formação de professores e com crenças de autoeficácia. Participaram no estudo 183 estudantes (86% do género feminino) de cursos de mestrado em ensino de instituições portuguesas, que preencheram um questionário on-line sobre características sociodemográficas, motivos da sua decisão de se tornarem professores e crenças de autoeficácia. Através da análise fatorial, foram derivados quatro fatores subjacentes aos motivos para ser professor: (a) Benefícios da profissão, (b) Influências sociais, (c) Interesse no curso ou nos conteúdos académicos, e (d) Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes. Foram encontrados valores médios mais elevados nos motivos relacionados com a Promoção do desenvolvimento das crianças/adolescentes e com o Interesse no curso/nos conteúdos académicos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os motivos de estudantes que optaram por um curso que profissionaliza para a educação pré-escolar e/ou primeiro ciclo e os que optaram por um curso que profissionaliza para o ensino de disciplinas específicas, assim como em função da idade, do género e da autoeficácia. As implicações para a formação de professores são discutidas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/1970 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Motivos intrínsecos | pt_PT |
dc.subject | Motivos extrínsecos | pt_PT |
dc.subject | Carreira docente | pt_PT |
dc.title | A escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 209 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 34 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 188 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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